Categorias
Caixas para Abelhas

Caixas INPA

Caixas modulares modelo Fernando Oliveira, popularmente conhecidas por Caixas INPA foram desenvolvidas para a otimização de Divisão de enxames e Coleta de Mel.

Veja as medidas para fazer caixas INPA para cada espécie de abelha sem ferrão.

Caixas INPA foram idealizadas pelo pesquisador Fernando Oliveira quando trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O modelo de caixa foi batizado com seu próprio nome, Fernando Oliveira, porém se popularizou com o nome do instituto.

O modelo foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o trabalho dos meliponicultores. Assim otimizando a divisão de enxames e facilitando a coleta de mel.

As caixas INPA são formadas por três módulos básicos: Ninho, Sobre ninho e melgueira. Então o tamanho dos módulos e a quantidade de melgueira vão depender de cada espécie de abelhas sem ferrão que serão criadas nestas caixas INPA.

Caixas INPA com dimensões maiores devem ser construídas para espécies de favos de cria maiores. Enquanto caixas  INPA menores devem ser confeccionadas para espécies de ninhos menores.

Portanto o dimensionamento ideal da largura da caixa deve levar em conta o diâmetro máximo dos favos de cria que determinada espécie é capaz de construir.

Uma regra interessante a se seguir é fazer a caixa com 2 centímetros maior que o diâmetro máximo dos favos de cria para cada lado. Assim o ninho vai ter um espaço de 2 centímetros entre cada lado da caixa para construir potes de alimento.

Por exemplo: se o maior favo de cria que um meliponicultor encontrou, possui 12 cm, como por exemplo os discos de cria de uma Abelha Manduri, ele deve construir a caixa com dimensões horizontais internas de 16 cm(C) x 16 cm(L).

Caixa Modelo INPA
Caixa Modelo INPA
Modelo da disposição geral de uma caixa INPA
Modelo da disposição geral de uma caixa INPA
Colônia de uruçu-nordestina instalada em uma caixa INPA
Colônia de uruçu-nordestina instalada em uma caixa INPA

O modelo de caixas INPA traz ótimos resultados na criação de abelhas sem ferrão. Portanto a facilidade de montagem da caixa e otimização de manejo, divisões de enxames e coleta de mel garantem a preferencia do modelo de caixas INPA entre os meliponicultores mais experientes.

Modelo de Caixas INPA – Medidas

Medidas de Caixa INPA para Mandaçaia MQA, Tiubá, Jupará, Jandaíra, Guaraipo: 15 cm(C) x 15 cm(L) x 7,5 cm(A)

Modelo de Caixa para Abelhas sem Ferrão - INPA
Modelo de Caixa para Abelhas sem Ferrão – INPA

Medidas de Caixas INPA para Mandaçaia MQQ, Uruçu, Uruçu Nordestina, Uruçu Boca de Renda, Uruçu Amarela, Bugia, Tubuna, Mandaguari, Tubi, Canudo, Borá, Mombucão:

Medidas internas de ninho, sobre ninho e melgueiras – 20 cm(C) x 20 cm(L) x 8 cm(A).

Medidas de Caixas INPA para Manduri:

Medidas internas de ninho, sobre ninho e melgueiras – 16 cm(C) x 16 cm(L) x 7 cm(A).

Medidas de Caixas INPA para Jataí e Iraí:

Medidas internas de ninho, sobre ninho e melgueiras – 12 cm(C) x 12 cm(L) x 5 cm(A).

Medidas de Caixas INPA para Mirim Guaçu, Mirim Droryana, Mirim Preguiça, Lambe Olhos:

Medidas internas de ninho, sobre ninho e melgueiras – 10 cm(C) x 10 cm(L) x 5 cm(A).

Módulo Ninho – Modelos de Caixas INPA

Nota-se que o módulo de ninho contém um orifício circular de entrada, geralmente com 12 mm de diâmetro.

O tamanho relativamente maior do que se costuma encontrar em colmeias naturais é proposital, já que possibilita às abelhas moldarem sua entrada, com geoprópolis ou cerume, do tamanho que lhes convém.

Orifícios muito pequenos restringem a passagem das abelhas, considerando que as mesmas não são capazes de perfurar a madeira.

Portanto a vulnerabilidade a pragas proporcionada pelo tamanho grande do orifício nos momentos que sucedem uma captura, transferência ou divisão podem ser minimizada com a redução deste espaço com cerume.

Gradativamente, as abelhas substituem o cerume disponibilizado pelo meliponicultor pelo material de sua preferência.

Módulo de sobre ninho – Modelos de Caixas INPA

Observa-se que o módulo de sobre ninho, possui quatro cantoneiras triangulares em sua parte inferior, assim formando uma passagem em forma de losango.

Esse sistema é o grande responsável pela eficiência dessa caixa para o processo de divisão de colmeias.

Dependendo do nível de desenvolvimento das colmeias, mais que um módulo de divisão pode ser utilizado para abrigar o ninho.

A Melgueira – Modelos de Caixas INPA

Por fim, possui um assoalho de madeira fina (0,5 a 1 cm) ou de acetato que limita o crescimento vertical do ninho, com duas frestas nas laterais, as quais permitem o acesso das abelhas ao espaço reservado para o acúmulo de alimento.

De acordo com o potencial produtivo da espécie criada, várias melgueiras podem ser utilizadas concomitantemente nas caixas INPA.

Comprar Caixas INPA

Muitas pessoas e empresas produzem estas caixas INPA para venda. Pesquise no mercado livre ou até mesmo na OLX. Você também pode ir direto ao site do vendedor para fazer sua compra de caixas INPA.

131 respostas em “Caixas INPA”

Ainda sou iniciante, não tenho nenhum enxame, mas já espalhei varias iscas. Gostaria de saber se as medidas para Jataí “12cm(C) x 12cm(L) x 5cm(A)” estão corretas ? eu fiz aqui e achei pequena.

Boa tarde amigo. Estas medidas estão corretas. Jataís se desenvolvem muito bem com essas medidas. Quando o enxame estiver forte você consegue colocar 3 melgueiras nestas medidas. Dependendo da sua região você ainda pode capturar enxames. A melhor época de captura é no inicio da primavera. Caso você queira mais informações sobre capturas de enxames, acesse a página sobre aquisição de colônias
Um Abraço e boas capturas!

Alessandro, esta medida de 12cm é medida interna, se a madeira tem 2cm, vai ficar medida por fora de 16cm…
Sucesso nas capturas…parabéns

Olá Alessandro,
A espessura da caixa influencia no isolamento térmico da colônia. Em regiões muito frias, é necessário uma maior espessura para que a colônia consiga manter a temperatura inteira da caixa.

Quanto mais espessa ,melhor temperatura interna, consequentemente ,mais saúde e melhor desenvolvimento da colméia

Caro Rafael,
Você recomenda usar divisórias de plástico entre os modelos da caixa INPA? Abs,

Olá Gustavo,
Sim, recomendo utilizar as divisórias de plástico ou acetato. Facilita divisões por módulos no caso das Meliponas e ajuda como suporte para alimentadores internos.
Abraço!

Muito boa as informações tenho 13 jatais nas INPA 13 ×13 × 20. E 3 mandaguari nas impa 20×20×20 .e 1 iraí 13×13×20 pis não tenho intenção de dividir vou adicionar melgueiras so depois que chegarem em cima vc acha que terei poblemas?

Muito obrigada eu quero mais coisas sobre abelhas sem é com ferrão muito obrigada

Olá Rafael, parabéns pela explicação, se eu for fazer um furo redondo no sobre ninho, pra MQQ teria que ser de que diâmetro?? Vc recomenda algum material pra fazer esse separador com o furo??

Olá André, muito obrigado! Pode ser de 10 a 12 cm de diâmetro. Eu uso o acetato para fazer as divisórias, você encontra esse material em casas de artesanato. Abraço!

Valeu Rafael! Muito bom teu material das caixas INPA considerando cada tipo de asf. Concluindo esta etapa das iscas, as das caixas vem a seguir e temos que estar preparados pra ela.
Parabéns pelo seu propósito de auxíliar os iniciantes na criação. Eu aprendi muito com seus textos, que guardo para uma necessidade de consulta. Felicidades na sua criação. Abraço.

Bom Dia!
Estou iniciando uma criação de Jandaíra, quando fiz a troca de caixa, na nova tbm coloquei um pouco de mel e muitos potes de Polem da colonia antiga, com três dias vi que tinha feito besteira, mas ao abrir a caixa da colonia vi que estava tudo em ordem e todos os potes de polem estavam vedados.
Será que já foi contaminado pela mosca ou pode deixar mesmo assim?

Olá bom dia. Gostaria de parabenizalo, pelos ensinamentos mestre, posso fazer uma caixa impa, para abelha Jataí, com o ninho direto, de 14.8 de altura, e 2 melgueira de 7.5 cada uma. 17.5 medida interna.

Olá Silvano, muito obrigado. Em respeito as medidas da caixa, eu acho que uma altura de 10 cm para Jataís já esta muito boa, e a melgueira fica muito alta com 7,5 cm, é melhor usar 5 cm de altura. Abraço!

Rafael
Tem necessidade de colocar o acetato entre o ninho e o sobreninho , pois não tenho interesse em dividir a colônia .

O orifício para Jataí na caixa e de quantos milímetros?

Gostaria de saber como eu faço pra fazer a transferência do ninho pra caixa, no caso da Uruçu… E se eu posso usar entre o ninho e sobre ninho outro material ao invés de acetato, e em relação a melgueira, ela tem que já está junta ou posso colocar em outro momento….

Olá Pablo, para você fazer a transferência você pode ler nosso artigo sobre Transferência de abelhas nativas. Em relação ao material para a separação do ninho e sobreninho você pode usar qualquer material que não seja prejudicial as abelhas ou não usar nenhuma divisão. A melgueira você só vai colocar quando não houver mais espaço dentro da caixa. Abraço!

Ola , primeiramente parabéns pelo trabalho.
Sabe me dizer onde posso conseguir essas caixas? Obrigado

Gostaria de informações de como fazer uma pequena produção de mel com colmeia mandacaia..

Olá Daniel, depende de muita coisa… o espaço que você dispõe, a florada na sua região etc.. o bom é ir começando aos poucos e testando o potencial das abelhas na sua região. A coleta de mel é feita quando a caixa estiver cheia de mel, geralmente final de primavera e final de verão.

As abelhas iraí fazem o nínho na parte de cima e mel na parte de baixo, na caixa inpa o nínho ficará embaixo e o mel encima, será que não terei problema com elas não aceitarem a caixa por causa dessa posição?

Olá Guilherme, geralmente as abelhas fazem o ninho o mais longe da entrada, na parte mais profunda do oco da árvore e os potes de alimento ao redor do ninho. Terminando este espaço, o alimento vai sendo depositado acima do ninho. A caixa INPA é uma adaptação de um oco natural para facilitar o manejo dos meliponicultores. Com toda certeza, você não terá problemas em usa-lá em praticamente nenhuma abelha, salvo algumas exceções.

Essas madeiras das caixas tem algum tratamento ou tem que ser madeira crua?

Ola
Ouvi criticas a madeira pinus na fabricação das caixas, isso procede?
Obrigado.

Quais as medidas para a caixa da Uruçu preta?
Essa abelha é nativa da região do norte do Espírito Santo?

Sou iniciante e comprei uma caixa modelo inpa já com uma colonia de uruçu cinza (ou nordestina) e percebi que a caixa do ninho possui um furo (que veio fechado) no fundo. Gostaria de saber qual a finalidade.

Boa noite,

Minha pergunta se divide em três.

Qual a melhor época para fazer divisão de abelhas Iraí?

Qual a melhor época para fazer divisão de Jataí?

Desde que tenha realeira posso fazer em qualquer época?

Obrigado,

Olá Peter, vai depender da sua região. Onde há inverno, deve-se aguardar a primavera e verão para fazer as divisões. Nas outas regiões, pode ser feito o ano todo. Não recomendo fazer divisão de abelhas jataí por serem muito fáceis de capturar em iscas.

Olá, sou iniciante tenho dúvidas em relação às caixas de cria vi alguns vídeos no YouTube a maioria dos criadores usam o arame nos módulos qual a função poderia trocar por outra coisa é não utilizar o arame?

Muito bom,
Estou começando uma criação de ASF é está me ajudando bastante.

Boa noite!
Sou iniciante nesse mundo das abelhas sem ferrão e gostaria de saber qual o melhor modelo para jataí! No atrativo posso colocar capim cidreira também além do própolis e cera? Muito obrigado pelo material de qualidade

Olá Luca. Eu particularmente prefiro o modelo INPA para todas as espécies. O atrativo com capim cidreira é utilizado para atrair abelhas Apis mellifera, acho que esse não é seu objetivo hehehe.

Olá, boa noite
Tenho uma caixa modelo inpa nas seguintes medidas interna: ninho/sobre ninho 12cm(C) 12cm(L) 6,2cm(A) e melgueira de 12cm(C) 12cm(L) 3,5 (A), será que funciona de boa?
Abs

Parabéns pelas informações.
Muito claras.

Gostaria de saber se conhece e poderia indicar algum criador de ASF no estado do Amazonas. Mas minhas pesquisas na internet não tenho sido bem sucedido.

Obrigado.

Boa noite, Patrick. Sou do Amapá. Por favor, entre em contato comigo(96 99105-4141==Melson) que passo alguns nomes de criadores do AMAZONAS.

Olá, gostaria de saber se seria errado usar caixa de 12cm interno pra droryana, se prejudicaria o desenvolvimento dela.

Olá Rafael,,, boa noite!!! No item medidas de caixas para as ASF,faltou a espessura das mesmas,,, qual seria por gentileza,, abço

Boa noite, Gostaria de saber se mandaçaia mqq em caixa 20×20 se coloca melgueira?

Bom dia, gostaria de saber se eu posso fazer o ninho e sobreninho tudo junto sem divisão. Fiz uma com cano de pvc revestido com isopor, aproveitando o cano de 100 mm, só que ela ficou de 15 cm de altura, posso deixar desse tamanho. Desde já agradeço.

Bom dia!
Tenho algumas dúvidas, se puder me ajudar ficarei grato.
Qual as medidas internas devo usar para jatai e jandaira?
Posso usar plástico de colecionador transparente pra separar os módulos? se sim ainda precisarei de arame para da suporte?
Na construçao da caixa ainda pode se usar cola branca não toxica pra vedar?

Olá Romário. Para Jatai utilize 12×12 interno. Jandaíra 15×15. Você pode usar o plástico sem o arame. Pode usar a cola branca para colar a madeira das caixas sem problemas.

Quanto as alturas o ninho e sobre ninho seria 7,5 cm e as meugueiras 5 cm tanto para jatai quanto para jandaira

Comprei duas caixas somente com ninho e melgueira seria necessário o sobre -ninho também?

Olá,
Gostaria de saber se posso utilizar sensoreamento infra-vermelho para monitorar o enxame na colmeia, a ideia é criar uma camada com material translúcido na parte interna, instalar os dispositivos na parte externa e fechar tudo com madeira.

Olá. Posso utilizar o modelo Af inteligente para jatai, às outras espécies, desde que respeite as dimensões internas propostas para o modelo inpa?
Sobre o uso do aramado nas melgueiras do modelo Af inteligente, posso troca-lo pelo estrado de madeira da melgueira mostrada no modelo inpa? Obrigado

Agradeço e parabéns pelo site. Ajuda a formar conhecimentos. Assis

Poso dividir a coméia e no mesmo dia transportar para outra cidade?

qual a espessura ideal para as caixas de jatai e mandaçaia, madeira de pinus

Boa noite. Tenho 3 dúvidas.
Tenho uma abelhas uruçu amarela e gostaria de saber se:
1. Na minha caixa precisa ter o porão (lixeira) é necessário ou posso fazer as caixas sem essa lixeira?
2. As melgueiras poderia ser de 5cm de altura? Para evitar sobreposição de potes de mel.
3. Qual a melhor madeira para nao ter problemas com umidade?

Olá Edson. Não é necessário a lixeira; Melgueiras pode ser mais baixas sim; Eu particularmente uso o Pinus é não tenho problema, a escolha vai do seu gosto e bolso.

Oi Rafael, obrigado por esclarecer minhas dúvidas. Foi de grande ajuda. Só mais duma duvida. na minha região é nordeste porem de mata a atlântica a temperatura da minha cidade no inverno chega a 18 graus. e verão extremamente quentes. A espessura pode ser 2,5cm? Vc conhece a madeira vinhático? aqui na minha região é muito utilizada e quero fazer a caixa dessa madeira.

Posso usar para jataí a medida de 3,5 de altura para as mangueiras?

Rafael, boa noite.
Comprei uma caixa de abelha no mercado livre, é de pinus, tem algum passo a passo para preparar a caixa por dentro antes de transferir as abelhas da isca para a caixa?

Rafael! Boa tarde. Gostaria de saber qual é o diâmetro(orifício), em centímetros e/ou milímetros; para as seguintes ASF: mandaçaia da caatinga(mqa); manduri rajada e, uruçu nordestina. Grato. Aguardo resposta.

Boa noite
O pessoal da marcenaria,pediu para eu passar as medidas para fazer os cortes corretos e ficar com essas medidas internas,porem estou perdido em como dizer os cm exatos que eu passo para eles.vc poderia passar as medidas das tabuas a ser cortadas?

Parabéns pelos esclarecimentos , sou iniciante nas Asf mas já tive Apis , mas estou aprendendo muito com suas respostas e pelo conteudo do Site ! Abraço

Olá Rafael, obrigado por sua publicação, me deu um norte de como começar quanto a caixa para minha futura colônia, estava completamente perdido e agora já tenho um norte bem seguro.

Agora preciso descobrir como conseguir as abelhas, eu queria começar tentando obter abelhas na minha própria região, caso não seja possível ai eu compro um enxame.

Será que compensa comprar o enxame? Será que consigo facilmente atrair as abelhas na minha região? (Periferia de Aquiraz, a 20km do mar, Ceará)

Olá Carlos. Não conheço a sua região, mas existem abelhas por todas as partes. O ideal era você encontrar um local propício para as capturas, que seriam beiradas de matas etc.. Você deveria procurar alguma meliponicultor ai da sua região, com certeza ele o ajudaria a indicar locais que você possa capturar.

Boa tarde! Tenhos umas madeiras para fazer minhas primeiras colméias. So q estou em duvida se colo uma na outra, pois elas tem 18 milimitros. Moro em Rio Largo Alagoas, se vc pude mim responde desde de ja agradeço

Bom dia. Parabéns pelo site. Estava vendo as medidas da caixa INPA e acho que está falando uma informação. É sobre o furo de entrada da caixa no módulo do ninho. De acordo com a espécie, o furo pode ser maior ou menor. Abraço.

Olá Charles. Na verdade o furo de entrada não tem um tamanho certo, pois independente do tamanho que você fizer, as próprias abelhas irão ajustar o tamanho conforme a necessidade delas.

Tem problema se eu utilizar para mandaçaia a caixa INPA 20X20 que é recomendado para tubuna?
Obrigado!

Olá… Parabéns pelo conteúdo…
A porta de entrada é mesmo 12 mm ou 12 cm?

Rafael, boa tarde , estou lendo tudo sobre abelhas sem ferrão, sou do seridó do RN , vou iniciar com as abelhas nativas do meu estado , preciso de quantas caixas para iniciar ? Penso nas futuras divisões, suplementos alimentar pode ser constante ?

Bom dia!
Excelente matéria sobre a caixa INPS. Parabéns!
Você sabe dizer se existe registro de patente pelo INPA ou pelo Dr Fernando?
Se existe registro da patente, ela é pública, podendo ser explorada por quaisquer pessoas?
Vejo que ela é comercializado livremente na internet.
Obrigado
Amorim

Muitas respostas truncadas, fora da realidade, fora dos padrões. Um inpa diferente dos outros. Ninguem sabe maia nem o q significa padrão. Acho q cada regiao deve existir um padrão diferente. Eu nao aceito isso. Se se usa padrão, a medida é unica. Uns usam 7, outros 6 ninho e sobre ninho. E 4; 4,5; 5 e ate 6 nas melgueiras. Vejo medidas de 6 pra ninho e melgueiras na altura, ou seja, alturas iguais tanto p ninho, sobre ninho e melgueiras. Coisa de doido. Afinal, qual é o padrão inpa certo p ninho e melgueiras?

Olá Alberto. Não existe padrão. Cada espécie possui um volume de ninho e melgueira particular. Entretanto o meliponicultor pode fazer as medidas que lhe convém. As medidas aqui neste artigo podem servir de base para as espécies, mas só com a experiência você saberá se o volume da caixa é adequado para a espécie criada na sua região.

Parabéns, estou apreendendo muito sobre as abelhas sem ferrão aqui nesse ótimo site.
Tudo muito bem explicado.
Uma dica: Poderia fazer uma publicação explicando sobre as novas leis para a criação de abelhas sem ferrão e como novos criadores poderiam se inscrever para obter a autorização .
Abraço fique com Deus.

Ola, muito bom esse site. Estou com ideia de fazer essas caixas pra vender mas tenho dificuldade de achar pinus com espessura de 2,5 cm. Posso unir madeiras com cola não tóxicas para chegar a essa expessura? As abelhas sentiriam algum odor e prejudicaria a colmeia? Parabens pelo site.

Boa noite, gostaria de um esclarecimento.
Na divisão, caixa modelo INPA, eu pego o sobre ninho da caixa matriz e coloco sobre o ninho, vazio, da nova caixa? Elas terão acesso pelo ninho vazio e depois irão preenchendo?
Obrigado.

Boa tarde, tenho uma colônia na minha churrasqueira que estava desativada! Tenho de remover a colônia. Qual a caixa ideal? Eu posso dividir essa colônia em duas caixas?

Olá Fernando. Para saber o tamanho da caixa, você precisa saber a espécie. Não recomendo a divisão do enxame neste resgate, primeiramente você deve deixar a colônia estável em uma caixa e depois pode pensar em uma divisão.

Olá. Tem experiência sobre manduri em inpa? Porque as minhas estão em caixotões e eu gostaria de dividí-las em uma caixa racional, mas não estou seguro quanto a essas medidas internas, acho pequenas.

Fiz uma experiência, anos atrás: usamos várias caixas, como ninhos iscas, tidas mediam 15x15x h 7cm interno e 21x21x7 cm externo.2 de eucalipto, 2 de cedrinho mesclado e 2 de Pinus Eliotii.
Pois bem, senhores, ao cabo de 3 meses, só as caixas de Pinus, foram escolhidas !
As demais estavam vazias!
Só 2 com Jatais.
Caixas todas do mesmo tamanho, na mesma capoeira: “elas” preferiram as caixas de Pinus Eliotii!

Antônio de Pádua Marques de Oliveiradiz:

Encontrei esse excelente Site sobre abelha nativas(abelhas indígenas),fico grato por encontrar um material tão preciso como esse.Parabéns pela iniciativa,gratidão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.