Considerações sobre boas práticas de manipulação

Boas práticas de manipulação do mel – Veja alguns cuidados de manipulação que devem ser adotados em todas as etapas de produção do mel.

Boas práticas de manipulação do mel – Tendo em vista que o mel é um alimento, é importante que todas as etapas de sua produção levem em consideração que os principais fatores que motivam o seu consumo são a nutrição e o prazer de saboreá-lo.

Sendo assim, o meliponicultor que preza pelo bem estar de seus consumidores deve estar sempre atento ao compromisso de produzir mel de qualidade.

Entre os principais quesitos para conquistar este objetivo, estão o cuidado e a higiene no dia-a-dia de trabalho.

Boas práticas de manipulação do mel
Boas práticas de manipulação do mel

A seguir, serão apresentados alguns cuidados de manipulação que devem ser adotados em todas as etapas de produção, desde o manejo das caixas até o beneficiamento do mel:

Localização do meliponário: – Boas práticas de manipulação do mel

Evitar instalar os meliponários em áreas poluídas, próximas a depósitos de lixo, criadouros de animais e regiões de agricultura intensiva, onde o uso de adubos químicos e agrotóxicos é realizado de forma abusiva;

Equipamentos: – Boas práticas de manipulação do mel

Utilizar equipamentos confeccionados com materiais de fácil higienização, como aço inox, vidro e plásticos atóxicos. Sempre lavar os equipamentos antes e depois do uso;

Água:

Utilizar água limpa, de procedência conhecida, sempre que ela for necessária;

Higienização:

Todos os equipamentos e materiais diretamente envolvidos na manipulação do mel (equipamentos de coleta e beneficiamento, recipientes de armazenamento, envases, etc.) devem ser higienizados antes do uso.

Para tanto, é recomendado lavá-los em água limpa e abundante com sabões sem cheiro, como sabão de coco ou detergente neutro.

Reservar esponjas específicas para estes materiais, e nunca utilizar palha de aço. Sempre que possível, fervê-los ou
enxaguá-los com água fervente;

Cuidados pessoais:

Tomar banho antes das atividades. Sempre lavar as mãos e manter as unhas cortadas e escovadas. Pessoas com enfermidades potencialmente transmissíveis devem evitar trabalhar diretamente com o mel;

Acessórios: – Boas práticas de manipulação do mel

Para a manipulação do mel (coleta ou beneficiamento), é recomendado o uso de touca e máscara (encontradas em farmácias ou lojas de equipamentos cirúrgicos) e roupas limpas, preferencialmente avental.

fonte: Manual Tecnológico Mel de Abelhas sem Ferrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.