Envase e rotulagem

Envase e rotulagem são as etapas finais de produção antes da comercialização. Saiba o que é preciso para valorizar o seu produto na hora de comercializar.

Envase e rotulagem são as etapas finais de produção antes da comercialização. Significam dar acabamento a um produto conquistado com muita força de trabalho. Portanto, devem ser muito valorizadas, pois com elas o meliponicultor estabelece a cara do seu produto e define a relação que o mesmo terá com o consumidor.

Envase e rotulagem de mel
Envase e rotulagem de mel

Os recipientes de vidro são os mais indicados para o armazenamento de mel, uma vez que não interferem em suas características naturais e são esteticamente bonitos. Recipientes de plástico atóxico também podem ser utilizados e trazem como vantagem serem mais leves e resistentes.

Existe no mercado uma variedade muito grande de modelos, os quais devem ser escolhidos de acordo com o gosto do meliponicultor e o perfil do mercado consumidor. O principal pré-requisito para a escolha do modelo é que o mesmo tenha um bom encaixe da tampa, ou seja, permita o fechamento hermético do recipiente.

A rotulagem também depende da criatividade, mas deve seguir algumas regras. No Brasil, existe um regulamento específico para a rotulagem de produtos de origem animal, a Instrução Normativa no 22, de 24 de novembro de 2005.

No caso do mel, as principais informações que devem constar no rótulo são:

Nome do produto (mel de abelhas sem ferrão)

Marca comercial

Peso líquido em gramas ou quilogramas

Endereço do meliponicultor ou entreposto

CNPJ (se existir)

Informações nutricionais

Condições para conservação

Data da colheita

Tempo de validade

Identificação do lote

Selo do serviço de inspeção federal, estadual ou municipal. No caso da meliponicultura, a viabilidade de inclusão dessa informação depende da regulamentação.

Tenha criatividade na hora de criar seu rótulo, tente ser diferente e chamar mais atenção do que seus concorrentes.

fonte: Manual Tecnológico Mel de Abelhas sem Ferrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.