Meliponicultura Como Começar

Meliponicultura Como Começar? – Entenda como começar a criação de abelhas sem ferrão. Dicas de especies, investimentos e tudo que você vai precisar para construir seu meliponário.

Meliponicultura Como Começar? – Certamente o primeiro passo e provavelmente o mais importante é estudar bastante sobre as abelhas sem ferrão.

Meliponicultura Como Começar
Meliponicultura Como Começar

Então este site reuni todas as informações que necessita para iniciar a construção do seu meliponário. Por isso recomendo você a ler todas as nossas sessões que trazem todas as informações necessárias para iniciar a criação de abelhas sem ferrão.

Assim nosso site esta dividido em três blocos de conhecimentos, Abelhas Nativas Sem Ferrão, Criação de AbelhasTécnicas de Coleta e Beneficiamento de Mel com o propósito de categorizar as informações.

Então vamos fazer um passo a passo sobre como começar na meliponicultura.

Meliponicultura Como Começar – Passo 1:

Primeiramente leia todas as sessões descritas anteriormente. Com isso você terá o conhecimento necessário sobre o que são as abelhas sem ferrão e como é a organização dos enxames de abelhas nativas.

Meliponicultura Como Começar – Passo 2:

Definir onde será seu meliponário. Nosso post sobre Meliponários explica as características de um meliponário, qual o melhor local para instalar um meliponário e os tipos mais comuns de meliponários utilizados por meliponicultores.

Meliponicultura Como Começar – Passo 3:

Definir as espécies de abelhas sem ferrão que você vai criar no seu meliponário. Cada região do país possui suas principais espécies. Nosso post sobre a A Escolha das Espécies lista as principais espécies de abelhas nativas de cada região do Brasil. Assim você escolhe de acordo com a região em que você vai instalar seu meliponário para começar a criação de abelhas sem ferrão.

Meliponicultura Como Começar – Passo 4:

A aquisição dos enxames escolhidos. Você tem duas opções para adquirir enxames, utilizando ninhos iscas ou comprando enxames de revendedores autorizados. Nosso post sobre Aquisição de Colônias explica a legislação de compra e venda de enxames e também ensina a confeccionar ninhos iscas para capturar enxames na natureza.

Meliponicultura Como Começar – Passo 5:

O último passo para começar na meliponicultura é o de escolher as caixas certas para suas abelhas nativas. Cada espécie de abelha se adapta de forma diferente nas caixas. É recomendado utilizar caixas padronizadas que otimizam o processo de divisão de colônias e facilitam a coleta do mel. Nosso post sobre Modelos de caixas para Abelhas sem Ferrão detalha os tipos de caixas e informa quais são os melhores modelos para cada espécie.

2 Comentários

  1. Posso criar especies diferentes num mesmo lugar, ou colocar caixas vpm essas especies numa mesma área.

    Responder

    1. Olá Pedro!
      Sim, você pode criar diferentes espécies de abelhas em uma mesma área. Você somente deve respeitar as distâncias mínimas entre caixas indicadas para cada espécie para não ter problemas com brigas.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.