Meliponicultura Como Começar

Meliponicultura Como Começar? – Entenda como começar a criação de abelhas sem ferrão. Dicas de especies, investimentos e tudo que você vai precisar para construir seu meliponário.

Meliponicultura Como Começar? – O primeiro passo e provavelmente o mais importante é estudar bastante sobre as abelhas sem ferrão.

Meliponicultura Como Começar
Meliponicultura Como Começar

Neste site você encontrará todas as informações que necessita para iniciar a construção do seu meliponário. Recomendo você a ler todas as nossas sessões que trazem diversas todas as informações necessárias para iniciar a criação de abelhas sem ferrão.

Nosso site esta dividido em três blocos de conhecimentos, Abelhas Nativas Sem Ferrão, Criação de AbelhasTécnicas de Coleta e Beneficiamento de Mel.

Então vamos fazer um passo a passo sobre como começar na meliponicultura.

Meliponicultura Como Começar – Passo 1:

Ler todas as sessões descritas anteriormente, para ter o conhecimento necessário sobre o que são as abelhas sem ferrão e como é a organização dos enxames de abelhas nativas.

Meliponicultura Como Começar – Passo 2:

Definir onde será seu meliponário. Nosso post sobre Meliponários explica as características de um meliponário, qual o melhor local para instalar um meliponário e os tipos mais comuns de meliponários utilizados por meliponicultores.

Meliponicultura Como Começar – Passo 3:

Definir as espécies de abelhas sem ferrão que você vai criar no seu meliponário. Cada região do país possui suas principais espécies. Nosso post sobre a A Escolha das Espécies lista as principais espécies de abelhas nativas de cada região do Brasil. Escolha de acordo com a região em que você vai instalar seu meliponário para começar a criação de abelhas sem ferrão.

Meliponicultura Como Começar – Passo 4:

A aquisição dos enxames escolhidos. Você tem duas opções para adquirir enxames, utilizando ninhos iscas ou comprando enxames de revendedores autorizados. Nosso post sobre Aquisição de Colônias explica a legislação de compra e venda de enxames e também ensina a confeccionar ninhos iscas para capturar enxames na natureza.

Meliponicultura Como Começar – Passo 5:

O último passo para começar na meliponicultura é o de escolher as caixas certas para suas abelhas nativas. Cada espécie de abelha se adapta de forma diferente nas caixas. É recomendado utilizar as caixas certas para cada espécie e de preferência, utilizar caixas padronizadas que otimizam o processo de divisão de colônias e facilitam a coleta do mel. Nosso post sobre Modelos de caixas para Abelhas sem Ferrão detalha os tipos de caixas e informa quais são os melhores modelos para cada espécie.