Categorias
Caixas para Abelhas

Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão

Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão que Garantam a proteção do ninho, Otimizam o processo de divisão de colmeias e Facilitam a coleta do mel.

Modelos de caixas para abelhas sem ferrão – Considerando a grande diversidade de espécies de abelhas sem ferrão, a escolha de um modelo único para criar todos os tipos de abelhas é inviável. Sendo assim necessário para cada espécie ajustes no modelo e/ou tamanho das caixas. O que depende diretamente da biologia de cada tipo de abelha sem ferrão criada.

Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão

Entre os Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão utilizados para a meliponicultura, é possível separar dois grupos principais. O das caixas horizontais e o das caixas verticais.

Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão Horizontais

As caixas para abelhas sem ferrão horizontais são as mais tradicionais no Brasil. Também são chamadas de caixotes por serem quadradas ou retangulares e ocas, sem nenhuma divisória interna.

Caixa horizontal modelo Huberto Bruenung
Caixa horizontal modelo Huberto Bruenung

Este modelo de caixa possui um manejo um pouco mais complicado. Portanto pensando nisso foram desenvolvidas as caixas para abelhas sem ferrão verticais.


Modelos de Caixas para abelhas sem ferrão verticais – INPA, AF, JCW

Caixas INPA

O modelo base de caixa vertical proposto pelo professor angolano Virgílio Portugal Araújo, em 1955, segue o padrão natural das colmeias nos ocos de árvores na natureza. Portanto o ninho com as crias fica na parte de baixo e o armazenamento de alimento na parte de cima.

A partir do modelo base, o pesquisador e meliponicultor Fernando Oliveira desenvolveu uma colmeia batizada como “Fernando Oliveira” e popularmente conhecida por “Caixas INPA”. Pois o desenvolvimento ocorreu durante o período em que ele trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O modelo Caixas INPA é composto por quatro módulos dispostos verticalmente: o fundo ou ninho, a divisão ou sobreninho, projetados para abrigar o ninho. A melgueira, espaço destinado para as abelhas armazenarem mel. E a tampa.

A descrição dos módulos e as medidas para confeccionar uma caixa INPA podem ser conferidas em nossa página sobre Caixas INPA.

Caixa Modelo INPA
Modelos de Caixa para Abelhas sem Ferrão –  INPA

Caixas AF Inteligente

Outro modelo de caixas para abelhas sem ferrão foi proposto pelo meliponicultor Ailton Fontana que desenvolveu a Caixa de Jataí AF inteligente. O nome é em referência ao nome de seu próprio apiário, Apiário Flamboyant.

A caixa de jataí AF inteligente foi desenvolvida para facilitar a divisão de enxames e colheita de mel. Assim a caixa consiste em uma estrutura vertical onde internamente é dividida por gavetas que dividem o ninho, sobreninho e melgueiras.

Caixa AF Inteligente
Caixa AF Inteligente

Esta caixa foi desenvolvida especialmente para criação de abelhas jataí pois elas se desenvolvem muito bem neste tipo de caixa. Algumas Mirins e Iraís também podem ser criada neste tipo de caixa.

Nossa página sobre Caixa de Jatai AF Inteligente detalha as medidas da caixa e como confecciona-la.

Caixas JCW

As caixas JCW foram desenvolvidas pelo meliponicultor José Carlos. O modelo JCW basicamente segue o modelo das caixas INPA. A diferença fica na disposição da melgueira, no modelo de caixas INPA a melgueira fica a cima do sobre ninho enquanto que no modelo JCW a melgueira fica ao lado do ninho.

Caixas JCW
Caixas JCW

Materiais das Caixas para abelhas sem ferrão

De forma geral as caixas para abelhas sem ferrão são confeccionadas com madeiras. Portanto uma grande diversidade de madeiras pode ser utilizada para essa finalidade como pinus, eucalipto entre outras.

É preferível a escolha de madeiras leves, pois são resistentes, com pouco ou nenhum cheiro. A escolha da madeira deve levar em conta a disponibilidade e o preço de cada região.

O uso do Pinus, madeira exótica amplamente cultivada no Brasil e de fácil acesso, é recomendado, uma vez que evita o uso das árvores nativas.

Apesar de não ser a mais resistente, a madeira de Pinus é leve, fácil de manusear, e com um valor muito atrativo. Pode ser protegida com pintura externa (verniz base de água ou verniz ecológico) para maior durabilidade.

Como escolher a Melhor Caixa para Abelhas sem Ferrão

Primeiramente, para escolher o modelo de caixa a ser utilizado deve ser observado três fatores principais:

1 – Clima da região de criação: Em regiões mais frias, como por exemplo na região sul, é recomendado utilizar caixas com espessura mínima de 4 cm. Assim as abelhas estarão em uma caixa com um melhor conforto térmico.

2 – Espécies de abelhas disponíveis na região: Quando a espécie para criação for escolhida, deve-se pesquisar o tipo de caixa que ela melhor se desenvolve nesta região.

3 – Objetivo da criação: O objetivo da criação faz uma enorme diferença na escolha do modelo de caixa. Assim se o objetivo for produção de mel, as caixas verticais trazem melhores resultados.

Comprar Caixas para Abelhas sem Ferrão

Muitas pessoas e empresas produzem estas caixas para abelhas sem ferrão para venda. Pesquise no mercado livre ou até mesmo na OLX. Você também pode ir direto ao site do vendedor para fazer sua compra de caixas para abelhas sem ferrão.

51 respostas em “Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão”

criar abelhas nativas é ser amante da natureza pois elas pois elas por uma determinação divina exerci função importantíssima para a humanidade nos fornecendo cera propolis polem mel e polenizacao da maioria dos nossos alimentos vamos incentiva as pessoas a preservar e criar abelhas natvas pois com os dematamentos elas estam desaparecendo mais podemos criar em nossas varandas e quintal abraços a todos,

olá parabéns por tanto conteúdo de fácil interpretação e muito útil pra nós iniciante nesse mundo maravilhoso das abelhas.
Gostaria de saber qual seria o tamanho ideal da caixa para especie Mirim Nigricepes

Boa noite,
Gostaria de saber qual a melhor espécie para criação na grande São Paulo?

Também vi em alguns sites plástico, metal e isopor em caixas, existe algum ponto negativo para essas caixas? As de madeira continuam sendo melhores?

Agradeço desde já,
Emily

Olá Emily, as melhores espécies são as de ocorrência natural na região. Geralmente Jatais ou plebeias, mas pode se criar qualquer espécie nativa da região. Abraço

Oi, como começar uma criação em um terreno de mata na Serra da Cantareira – São Paulo? Já vi que a Jataí é uma opção, existem outras? Qual o custo inicial desta criação?
Agradeço

Olá Anelise, existem diversas espécies de abelhas nativas no estado de SP, porém sempre recomendo a criação de abelhas Jataí para iniciantes. Depois conforme for adquirindo experiência, você pode expandir para outras espécies. Uma caixa de abelha jataí custa de 100 a 200 reais. Abraço!

Olá
Eu tenho algumas tábuas de Itaúba e gostaria de fazer algumas caixa para jatai e irai porém as tábuas foram pintadas em um dos lados já removi a tinta poderia estar usando elas ?

Estou querendo iniciar criação de abelhas sem ferrão, pois essas criaturas divinas são maravilhosas. Alguém tem dicas sobre qual a melhor espécie para RS?
Grata

Bom dia!!!
Parabéns pelas informações.
Gostaria de saber se a madeira de Angelim e indicado para produção de caixa para as ASF?

Boa tarde !!!
Estou querendo iniciar na criação de de asf e estive pesquisando sobre caixas para cria-las e observei que algumas tem porão. Gostaria de saber qual a função do porão nessas caixas?

Olá Gedeanpeter, serve para as abelhas depositarem a sujeira e caso seja necessário, você tem o acesso a este modulo para alguma manutenção. Particularmente não vejo necessidade.

Opa primeiro parabéns pelo site belo trabalho. Gostaria de saber mais sobre a caixa jcw ouvir falar que ela é melhor que a inpa porque as abelhas não depositão pólen na melgueira isso é verdade?

Olá Moisés, não procede esta informação, pois as abelhas depositam pólen no entorno do ninho. Só pode ocorrer de elas depositarem na melgueira caso o espaço do ninho não seja compatível com a espécie.

Vou começar a criar abelhas sem ferrão em Governador Valadares, MG, mas numa montanha que tem bastante vegetação e clima mais ameno. Li as informações descritas aqui e parece que a Jataí e a Mandaçaia são as mais prováveis de serem nativas. Gostaria de colocar a caixa com o atrativo direto no lugar definitivo, que é dentro de uma floresta. Vc acha que daria certo? Ou tenho que fazer a isca Pet ou de tetrapack primeiro? Em relação ao geopropolis, onde adquiro? Extrato de própolis que achamos em farmácia serve? Em relação as caixas para iniciantes, qual vc recomenda?

Olá Carina, primeiramente parabéns pela iniciativa. É possível fazer a captura diretamente na caixa, mas nem sempre o local onde a caixa fica é o mais apropriado para uma nidificação, por isso optamos por fazer iscas. Os melhores locais são em troncos de arvores grossas e forquilhas, dificilmente estes locais você conseguira colocar uma caixa para captura. O geoprópolis você só conseguirá com criadores, pela internet você consegue encontrar ofertas de geoprópolis ou até mesmo de atrativos prontos. Te recomendo adquirir inicialmente e depois você vai conseguir produzir seu próprio atrativo. Extrato de própolis de farmácia não funciona.

Parabéns Rafael, seu material é ótimo, obrigado por compartilhar conhecimento.
Ps. Abel das Abelhas

Acho que poderias indicar para a Jataí as Colmeias Sobenko (criada pelo Sr. João Sobenko) e a Vertical (Criada pelo pesquisador Virgílio de Portugal Araujo nos anos 50). Essa última foi considerada a Caixa Inteligente, pois tem visão interna do ninho, fácil de fabricar, apenas duas medidas de tábua e produz muito mel.

Amigo que texto maravilhoso vou começar minha criação de abelha tiúba (acho que é essa ) e seu texto foi bastante claro e explicativo muito obrigada. 🥰

Olá, gostaria de saber o que você diz sobre as caixas de abelha circulares feitas com PVC e isolamento térmico-acústico de isopor. Muito obrigado pelo site, está magnífico.

Bom dia! Me chamo Sérgio e estou estudando sobre criaçao de abelhas sem ferrão, moro na regiao sul da bahia em ilheus , qual espécie devo me interessar.

Olá Sergio. Recomendo iniciar por abelhas mais simples como por exemplo, Plebeias e Jataís… depois com mais experiência você pode criar abelhas um pouco mais complexas.

Gostaria de saber se uma caixa sendo maior que as medidas padrão tem problemas para a criação das abelhas já que no meu caso eu não vou retificar o mel, apenas quero elas para polinização. Fiz uma caixa um pouco grande ou se posso apenas dividí-la com uma parede transformando em 2 lado a lado, sem cortar e separá-la

Parabéns pelo texto. Qual é a melhor caixa para jataí em Araxá Minas Gerais? Obrigado

Boa tarde gostaria de iniciar a criação de abelhas sem ferrão em Itapecerica da Serra-SP. Podem indicar lojas ou produtores em São Paulo para eu visitar e entender um pouco mais?
obrigado Douglas

Gostaria de saber as medidas internas de caixas para abellhas: jataí, borá, mandaçaia, tubuna e mirins.

Preciso de uma orientação técnica para iniciar a criação de abelhas. Em Salvador-BA.
Inicialmente no terreno da minha própria casa e no futuro expandir para uma área maior.

Conteúdo muito bem explicado, continue seu trabalho pois nos ajuda muito!
Gostaria de saber se pode-se utilizar madeira tratada em parte das caixas que não ficam em contato com as abelhas, ex: tampa, pés, placas de identificação, etc.

Boa tarde! Qual a melhor madeira para caixa INPA?
Pinus, Cedro, ou Eucalipto? Qual a madeira q retem menos umidade na parte interna? E qual a madeira mais durável?

Olá Lory. Quanto mais dura a madeira, retém menos líquido e é mais resistente. Ou seja, um cedro é mais resistente ao tempo porém, acumula mais umidade na parte interna da caixa. Diferentemente de Pinus que dura menos degrada mais facilmente mas absorve mais a umidade interna da caixa.
Particularmente eu uso Pinus mesmo, preço mais acessível e a durabilidade é boa. Tenho caixa em pinus intactas com mais de 5 anos.

Oi quero comecar a criar abelha sem ferrao mas nao sei por donde comecar. Qual a medida da Caixa ? Qual Madeira ? Moro em Itambaraca pr meu nome e Maria Bubula estou muito enteresada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.