Categorias
Criação de Abelhas Manejo de Abelhas

Transferências de Abelhas Nativas

Transferências de Abelhas Nativas sem ferrão

Veja o passo a passo de como fazer transferências de Abelhas Nativas sem Ferrão de forma segura e correta.

Transferência de isca pet para caixa racional

Transferências de Abelhas Nativas sem ferrão – O processo de transferência de abelhas pode ser feito por três motivos. O primeiro são as transferências de abelhas após as capturas de enxames em uma isca. o Segundo são as transferências de abelhas de caixas rústicas para caixas padrão. E o terceiro são as transferências de abelhas de caixas com degradação avançada.

Os processos de transferências de abelhas nativas sem ferrão devem ser realizado preferencialmente entre as 8 horas e 11 horas da manhã de dias ensolarados. Assim proporciona uma menor variação de temperatura interna da caixa. Portanto é muito importante fazer a transferência em um dia que a temperatura esteja acima dos 23 ºC.

Transferências de Abelhas Nativas sem Ferrão

Passo a passo de como fazer as transferências de abelhas nativas sem ferrão de forma correta sem correr riscos.

Transferências de Abelhas Nativas sem ferrão – Iscas Pet

Após constatada a captura de abelhas em isca pet deve-se esperar no mínimo 30 dias para fazer a transferência para uma caixa padrão. Assim passado o tempo em que o enxame é dependente do enxame mãe deve-se levar a isca pet a noite para o local DEFINITIVO.

Deve-se respeitar a distância mínima do raio de ação de cada espécie(ex: Jataí 1km) para levar a isca do local da captura até o local DEFINITIVO. Assim as abelhas campeiras não serão perdidas nesta troca.

É interessante deixar o enxame na isca no local definitivo por pelo menos 5 dias para as abelhas se acostumarem com o novo local. Após este período, é possível fazer a transferência para uma caixa racional, caixas INPA são recomendadas para praticamente todas as abelhas.

Primeiramente organize o local onde será feita a transferência. Portanto deixe todos os equipamentos e ferramentas que serão necessárias à mão. Caixa nova, formão, faca ou estilete, cera, fita crepe etc..

Muito cuidado ao manusear a isca pet para não mudar a posição do ninho. Mantenha a isca pet na mesma posição da captura até o final do procedimento de transferência.

Primeiramente retire o saco preto e o jornal que protegem a isca pet. Observe a localização do ninho e dos potes de alimento pela transparência da isca pet. Corte a isca pet com estilete ou uma faca sem danificar o ninho e os potes de mel. Caso não seja possível, danifique o mínimo possível os potes de mel.

Transferências de Abelhas Nativas - Isca Pet
Transferências de Abelhas Nativas – Isca Pet

Separe o ninho com o invólucro dos potes de alimento. Remova-o da isca pet e coloque na caixa. Coloque junto na caixa somente potes de alimentos que não foram danificados. Assim evita que o enxame recém transferido seja atacado por forídeos. Coloque um pouco de cera na entrada da caixa para que as abelhas reconheçam a entrada da nova caixa.

Por fim feche a caixa e passe fita crepe por todas as junções, vedando todas as frestas da caixa. Coloque a caixa com a entrada na mesma posição onde estava a isca pet.

Depois de três dias, abra a caixa e coloque alimentação artificial para ajudar no desenvolvimento das abelhas.

Transferências de Abelhas Nativas sem ferrão – Caixas Rústicas para Caixas Padrões e Caixas com Degradação Avançada.

Primeiramente deve-se retirar os potes de alimentos que ficam na volta do ninho com muito cuidado para danificar o mínimo possível os potes de alimento. Assim os potes intactos devem ser separados dos potes que foram danificados.

Retirando potes de mel
Retirando potes de mel

O próximo passo é descolar o ninho da caixa com todo o invólucro. Assim evita um maior estresse das abelhas e também da própria rainha. Geralmente a rainha esta dentro do ninho e não é necessário procurá-la na caixa antiga.

Retirando o ninho
Retirando o ninho

Outro ponto muito importante é coletar as abelhas que não voam e depositá-las dentro da caixa nova. Tenha muito cuidado neste procedimento pois as abelhas são frágeis, mesmo as mais robustas.

Feche a caixa e a posicione no mesmo lugar onde estava a caixa antiga. Coloque um pouco de cera na entrada para que as campeiras reconheçam a entrada da nova caixa. Estes detalhes são MUITO importantes.

Feche todas as frestas ou junções da caixa dos módulos com fita crepe para evitar que os inimigos das abelhas possam atacar o enxame.

Após 24 horas da transferência, o enxame pode ser alimentado. Assim podem ser utilizados os potes NÃO danificados da transferência ou utilizar um alimentador para abelhas.

Vedação da nova caixa
Vedação da nova caixa após a Transferências de Abelhas Nativas

71 respostas em “Transferências de Abelhas Nativas”

Parabéns pelo trabalho. Estas informações são essenciais para quem está começando. Moro no nordeste e quero começar uma criação de abelhas uruçu. Tenho um amigo que tem várias colmeias em caixas modelo nordestino e vamos fazer a divisão para colocar em caixas modelo INPA. Vc recomenda fazer a mudança das abelhas da cx mãe para a modelo INPA no mesmo dia?

Olá Wagner, Muito Obrigado!
Não faça no mesmo dia, deixe a colônia se estabilizar por pelo menos 10 dias após a divisão e então você pode passar para a nova caixa.
Mas tenha muito cuidado neste procedimento. Principalmente em relação a Rainha.
Eu particularmente não gosto de fazer transferência de caixas pois é um procedimento muito invasivo. Faço a transferência de caixa somente em caso muito extremo, como a decomposição da caixa por exemplo.

Ha problema em trasferir ou duplicar as abelhas jatai a noite?

A divisão deve ser feita somente durante o dia por conta do procedimento.
A transferência até pode ser feita a noite, mas requer muito cuidado e experiência no manejo de abelhas nativas.

Comprei um enxame, o antigo dono nunca abriu a caixa. Não sei por onde começo para trocar a caixa delas….

Olá bom dia. Quanto mede essa caixa inpa, que você está passando a fita.

Olá, estou começando criar jataí, estou com 4 enxames, dois estão capturado, uma em uma caixa de madeira que fiz com as iscas e outro em garrafa pets, quero saber se eu posso levar a captura para o outro local definitivo 100 km do local de origem? 2 dos meus enxames, foram feitas transferência de comeia já estabilizada no mato para a minha caixa.

Olá Marcelo, pode fazer sim, 100km é longe o suficiente. Só cuidado para não coloca-las muito perto uma da outra, deixe pelo menos 3 metros de distância. Pegue as capturas a noite e leve para o local definitivo. Ja pode deixar as iscas abertas no local definitivo, para que no amanhecer elas façam o voo de reconhecimento.

Posso capturar abelhas na minha própria propriedade com uma isca em uma árvore e depois transferir para uma caixa em outro local? Este local seria a menos de 50m de distância. É necessário levar para outro lugar distante antes de retornar com a isca?

Olá Renato. É necessário levar para uma distância mínima de 1km, esperar 5 dias e então fazer a transferência. Após mais 25 dias, você pode trazer a caixa para o local definitivo.

Depois da troca da isca pet para a caixa definitiva. Tenho que fechar a entrada das abelhas ?

Olá Cleimison. Não é necessário, mas você pode fechar a caixa na noite aposta a transferência e deixar por um ou dois dias fechadas para elas se organizarem.

ola quanto tempo demora para uma coméia liberar um novo enxame, gostaria de saber se posso transferir da isca pet para caixa de madeira e deixar a caixa no mesmo lugar da isca por quantos dias e se posso mudar o local depois. dos dias corridos para um lugar perto

Olá, ao fazer a transferência eu já deixo a caixa inteira montada? Com ninho e sobreninho? (Me parece um espaço muito grande para as abelhas se ocuparem de início, e distante da melgueira

Consegui capturar um enxame de Jataí numa garrafa PET, q eu coloquei na posição horizontal. Como faço para passar para uma caixa de madeira vertical? Coloco o ninho na parte de baixo da caixa de madeira, mantendo a mesma orientação dele na garrafa PET?

Gostaria de saber sobre uma técnica que ouvi; consiste em retirar a isca( já capturada a muito tempo, portanto muito vigorosa) durante o dia, quando as campeiras estariam para fora, levar essa isca para o local definitivo e no local onde a isca foi removida colocar outra isca para formar outro enxame com o retorno das campeiras. Quem me ensinou disse ter tirado três enxames do mesmo local só trocando as iscas, porém tenho medo de enfraquecer o enxame por perder campeiras, além de não entender como apenas com campeiras um novo enxame pode ser formado.

Olá João. Já ouvi dizer que funciona, mas as campeiras que voltam apenas vão preparar a isca novamente e vão morrer, então haverá outra enxameação. Eu não utilizo esta técnica.

Boa tarde, Rafael. Um vizinho cortou uma goiabeira por necessidade e eu pedi para antes retirar o enxame de mirim que tinha no oco da árvore. Fiz o procedimento na esperança que ao transferir os discos de cria a rainha fosse junto. Está acontecendo uma cousa incrível! As abelhas estão retirando mel, prololis, cera, etc e levando pra cx nova e para parte do oco da árvore onde tinha os discos inclusive estão fazendo pito na cx e no oco estão fechando com cera! Será que tinha duas rainhas? É possivel terem criado outra rainha num unico dia?

Olá Gilson. Não tem duas rainhas, teria que saber onde esta a rainha. Mas independente disso, se você não fez o procedimento correto de uma transferência, as abelhas voltaram para o local antigo.

Nao voltaram e um enxame ficou no oco da árvore antigo e o outro trabalhando na caixa…ou seja, dois enxames.

Como poderia ter dois enxames? Separei 30 metros um do outro e continuam trabalhando individualmente. Entram abelhas com polem nos dois locais….

Olá! Parabéns pelo site, muito detalhado e bem feito!
Um enxame de mandaçaia mqq começou a fazer uma colmeia no beiral do meu telhado, e isso despertou uma vontade antiga de criar abelha sem ferrão. Não tenho necessidade de retirar desse lugar, mas posso aproveitar a oportunidade para montar uma caixa? Pretendo compra uma INPA e colocar próximo a esse local.
Obrigado

Olá Mauricio. Teria que ver se realmente é esta espécie, pois ela não costuma a fazer ninhos nesses locais. Mas você pode tentar fazer a captura com iscas pet em outros locais, pois esse ai ja foi escolhido por elas.

Boa tarde. Um vizinho cortou uma arvore cujo tronco tinha um enxame de mirim. Fiz a troca para uma caixa racional AF. Deixei o tronco aberto perto da caixa. Aconteceu q as abelhas estão trabalhando na cx nova e tambem fechando o tronco com cera, ou seja, refazendo o ninho antigo. Tem abelhas recolhendo cera, mel, polem, etc e indo ou para a caixa ou para o tronco. Poderia explicar? Duas rainhas?

Mas que tem duas rainhas é certo, pois as abelhas estão trabalhando tanto no oco antigo como na caixa onde transferi os discos de cria. Não poderia estar pra largar um novo enxame e coincidentemente ja tinha uma princesa? A tres dias teve uma revoada muito intensa no enxame antigo, ou seja, na do oco da arvore…

Sem rainha? Mas sobrevivem ou o enxame morre?

Boa tarde.
Comprei uma isca pet de Jataí e transferi para a caixa, em outubro/2020.
Deixei a garrafa pet, ao lado da caixa, para elas limparem, mas muitas abelhas ficaram lá e inclusive fecharam tudo com cera.
Hoje, em março/2021 elas ainda estão na pet. Significa que a colméia se dividiu e criou outra rainha na pet?

Olá Elio. Não, somente campeiras foram para lá. Você não deve deixar a isca perto após a transferência. Se quiser deixar para elas limparem, abra toda a garrafa para que não seja possível elas ficarem ali.

Preciso de um auxilio, se possivel eu agradeco!! Aqui em minha casa capturei na isca um enxame de mirim, o mesmo esta com a entrada p/ direcão oeste, pro lado de fora do muro, e o local que quero por a caixa fica a uns 18m no lado oposto do muro, ambos beirando o muro(ou seja, a entrada da caixa será na direcao leste) preciso fazer a transferencia antes do inverno… Como seria o melhor procedimento nesse caso? Eu levar a isca para um lugar distante (+ de um km), deixar 5 dias, realizar a transferencia p caixa e apois isso trazerr a caixa pro local definitivo?

Olá Lucas, exatamente isso. Este é o melhor procedimento, depois da transferência para a caixa, espere mais 30 dias e traga para o local definitivo. Procedimento garantido.

Boa noite Rafael.
Mais uma vez parabéns por nos transmitir com clareza e boa vontade todo teu vasto conhecimento sobre as abelhas nativas.
Bueno, gostaria q me explicasse pq depois da bem sucedida transferência de um enxame de jatai da pet pra caixa af, ao fazer a verificação após duas semanas encontrei os sobre ninhos e a primeira melgueira em ordem mas o acetado desta ultima totslmente lacrado com própolis impedindo a entrada nas demais melgueiras…é normal? Devo abrir as passagens ou espero q elas farão no futuro quando necessário?
Forte abraço.

Olá Gilson. Sim, é normal… enquanto todo o espaço perto do ninho não estiver preenchido, elas não vão subir. Você pode deixar que elas vão abrir quando precisar.

Parabéns pelo seu trabalho, em muitos lugares vi que as borás necessitamos de cuidados especiais na transferência, e quase todos cortam apenas o fundo das garrafas, e possível fazer a transferência comum? Eliminando a garrafa pet. Tenho a impressão que a garrafa pode prejudicar a colméia por se trate de plastico

Bom tarde. Estou começando na meliponicultura. Preciso de uma ajuda. Recebi 2 enxames na noite de 26/7, segunda da semana passada. No sábado de manhã (31/7) eu transferir os 2 enxames para as suas caixas padrão INPA. 1 enxame eu garanto que a rainha foi junto, no outro eu vi a rainha mas não peguei ela individualmente, foi transferido todo o conteúdo da colmeia antiga. A caixa que a rainha estava garantida só desloquei 2m do lugar. a caixa sem rainha garantida desloquei 10m do lugar anterior 1 dia depois. Ontem de noite quando cheguei em casa a colmeia sem rainha garantida estava quase sem abelha. Hoje de manhã havia apenas 1 guardiã na porta, não tive tempo de abrir para verificar. O que devo fazer? deu para entender?

Olá Alexandre. O procedimento que você fez não foi correto. Não se pode se pode transferir simplesmente as caixas de lugar assim. existem técnicas para isso. Creio que agora seja tarde de mais para fazer alguma coisa, ja foram perdidas as campeiras que você tinha.

Bom dia Rafael, não sei o motivo mas 2 dias depois todas as campeiras voltaram e a colmeia está bem agora. Minha suspeita é que de fato a rainha morreu na transferência e criaram outra e esses 2 dias foram o voo nupcial. Com certeza da próxima vou ter mais cuidado e me atentar aos detalhes. Obrigado.

Boa noite Rafael
Parabéns pelas informações, estou começando e fiquei ainda mais empolgado,estou com 15 pets já com jatai capturadas aguardando a hora certa para trasferencia e ai vou precisar da sua ajuda
Um abraço

Tenho duas duvidas a serem esclarecidas. As Jataís , podem ser transferidas para uma caixa de 10×10 ? E a outra duvida é que de posso transferir o ninho e o sobre ninho deixando junto o espaço cortado com a garrafa pet para não mexer com o ninho ?

Bom dia, vocês poderiam incluir na lista de abelhas a Jupará -Melipona compressipes manaosensis – e as demais espécies de Juparás. Existe muito pouca informação destas nos sites. Eu crio Uruçu Amarela e Jupará. No canal Meliponário do Xico eu mostro as minhas abelhas.

Olá, capiturei em uma garrafa pet abelhas jatai, já estão lá uns 45 dias, mas essa isca está sobre uma sapateira na área de casa, quero levar para o meu jardim que fica uns 5 metros, posso pegar a isca “garrafa” e colocar no jardim, isso a noite? quantos dias deixo a isca no local para as abelhas acostumarem? Depois posso passar para caixa? Obrigado

Olá Ronaldo. Você deve levar essa isca para um local provisório com distância de 1km por pelo menos 40 dias. Depois trazer para o local definitivo. Você pode aproveitar o local provisório para fazer a transferência, após 5 dias.

Olá, Logo após ter feito a transferência de Mandaçaia mqa para a Caixa INPA, com quando tempo depois posso fazer uma divisão de colméia?

Depois de 1 ano com a isca pet consegui capturar o primeiro enxame……ainda tenho duvidas de quanto tempo preciso pra poder fazer a transferencia……e ouro dizer que teria que ser a noite………estoy feliz pela captura!

Olá, que trabalho incrível esse site, magnifico, eu tenho dúvidas, eu gostaria muito de capturar algum enxame nativo, qual me recomenda para começo? Moro no RJ e sou fascinado pela natureza, é possível ter enxame em um “AP” tenho uma varanda grande e espaçosa. A última dúvida é, é “confiável” comprar enxames na internet? Não tem perigo elas morrerem no transporte?

Meu pai trouxe um enxame de jatai que ele achou em um tronco, a gente colocou elas em um caixa de papelão até fazer uma casa definitiva, agora ela já ta pronta e eu queria mudar o enxame de lugar, é mais ou menos 2 metros a distância do local antigo pro novo, ainda precisam ser 5 dias pro reconhecimento de local delas ou menos já serve? Eu coloquei a caixa de papelão dentro da de madeira pq estava pegando chuva sei que fiz errado em colocar na de papelão, é que ainda não estava no tempo das chuvas…

Olá Andressa. Com essa distância pequena, o ideal é ir levando de 20 em 20cm ate o local final. A técnica de confinamento não vai funcionar para essa pequena distância.

Boa noite. Qual distância mínima entre caixas de abelhas Jataí.

Olá
Gostaria de saber em qual parte da caixa devo colocar a cera?
Devo vedar a caixa de alguma maneira para Ela não ficar solta?

Você tem acesso a algum estudo que comprove a existência das espécies Melipona Interrupta( Jupará) e Melipona compressipes manaosensis (Jupará), pois dizem ser a mesma espécie batizada duas vezes. Eu já pesquisei e até falei com pessoas do INPA, mas ainda não pude confirmar a existência de ambas ou se são a mesma abelha.
Obrigado!

Onde posso colocar uma caixa com isca pra abrir futuros novas colmeias que saíram da caixas?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.