Categorias
Criação de Abelhas

Aquisição de Enxames

Aquisição de Enxames é feita através da compra de enxames de abelhas de meliponicultores autorizados ou pela captura de enxames na natureza por ninhos iscas.

Aquisição de Enxames

Aquisição de Enxames De acordo com a Resolução CONAMA no 346/2004:

“(…) Art 3o
– É permitida a utilização e o comércio de abelhas e seus produtos. Procedentes dos criadouros autorizados pelo órgão ambiental competente, na forma de meliponários, bem como a captura de colmeias e espécimes a eles destinados por meio da utilização de ninhos-isca.

Art. 4o
– Será permitida a comercialização de colmeias ou parte delas desde que sejam resultado de métodos de multiplicação artificial ou de captura por meio da utilização de ninhos-isca. (…)”.

Portanto o que é importante reter da legislação brasileira é que não é permitida a retirada de ninhos em habitat natural. Assim a pessoa que deseja iniciar a meliponicultura precisa recorrer a meliponários autorizados, onde poderá comprar enxames.

A outra alternativa é capturar enxames de abelhas com iscas. Assim utilizando atrativo para abelhas sem ferrão e uma isca pet.

Os ninhos isca são de fácil construção e trazem ótimos resultados. Jamais retire enxames da natureza. Em caso de resgate, procure a opinião de meliponicultires experientes para avaliarem a situação.

55 respostas em “Aquisição de Enxames”

Olá, aqui na minha casa tem varias mandaçaias nas flores mas eu não tenho a cera delas para fazer a isca, tu sabe onde posso conseguir um pouco de cera ? já achei atrativos no mercado livre mas o frete fica muito caro. você tem ou conhece alguém que pode me doar um pouquinho ? eu pago o frete … …

Boa tarde amigo. Mandaçaias são abelhas não tão fáceis de capturar com iscas pet, porém é possível sim. Entre em contato comigo via e-mail, ali no topo da página, que posso te adicionar em alguns grupos de whatsapp e assim você pode ver se tem pessoas que doam atrativo ai perto da sua região. Abraço e boas capturas!

amigo Boa noite sou da Paraíba e por aqui é muito difícil a isca ou atrativo para Jataí vc pode me ajudar algum contato de grupo de WhatsApp talvez eu encontre alguém do Nordeste que possa me ajudar.

Olá Edson! Enviei um email para você com um link de um grupo de abelhas sem ferrão no Whatsapp. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço e boas capturas.

Quem pode me ajudar com o contato de whatsapp de algum criador de uruçu nordestina aqui no Ceará ou Rio grande do Norte ou q Possa me add em algum grupo de meliponicultores q crie essa espécie em algum desses estados???(85)996476053.

Boa noite, Rafael ! Encontrei na minha propriedade um enxame de abelhas européia quero transporta-lo para uma caixa. Qual o melhor procedimento ?

Bom dia, gostaria de informação de criadores legalizados próximo do sul de Minas, para aquisição de abelhas jatai, sou do sul de minas e na região onde moro ou melhor no local onde moro que é uma chácara, bem próximo a cidade, não aparece abelha de especie alguma, e como possuo algumas frutíferas e a polinização é difícil , portanto tenho intenção de iniciar uma criação de abelhas jatai.
obrigado.
Marcelo.

Olá, gostaria de informações sobre criadores em SC, estou iniciando na criação (Ganhei 2 caixas de Jataí e Mirim) e gostaria de adquirir novos enxames

Ola Rafael belo trabalho o seu , estou querendo iniciar e queria adquirir enxames , moro em Mg indicaria alguém? Obrigado

Olá, gostaria de informações sobre criadores no Ceará e informações sobre as espécie indicadas para a região.

Obrigado!

Como faço para legalizar como meliponicultor. Já tenho algumas colonias.

Ola,
Moro Em um sítio em cabo frio e gostaria de iniciar uma criação de abelhas sem ferrão, poderia me ajudar com indicação de algum apicultor na região para me fornecer insumos para preparar isca ?

Olá, gostaria de comprar enxame pronto de jataí em caixa modelo INPA. Sabe como consigo?

Boa tarde Edson! Me adc (084)994789301 Natal/RN

Boa tarde eu estou pretendendo criar abelhas sem ferrão como que faço pra adquirir uma colmeia de Jataí e uma de mandaçaia eu cultivo orquídeas e algumas frutíferas no meu quintal e outros tipos de plantas com flores e uma horta orgânica preciso das abelhas pra polemizar as minhas plantas não pretendo tirar o mel delas

Há 1 mês atrás instalei 5 garrafas pets preparadas para capturas de abelhas jataí. Na oportunidade fiz 1L de xarope de capim limão + água filtrada. Após a fixação das armadilhas borrofei à vontade o xarope…
Será que fiz a dinâmica certa?

Olá David. O que seria Xarope de capim limão? Para capturar abelha nativas é necessário utilizar atrativo para abelhas nativas, capim limão é utilizado para atrair abelhas apis mellifera.

Olá. Parabéns pelo site, vai ajudar a muitos como eu que quer iniciar.
Eu tenho uma área de 60 mil m2 que quero dedicar as abelhas.
Minha pergunta é sobre a quantidade de caixas que posso ter nesse espaço, sendo que neste mesmo espaço, terei que ter a alimentação delas.
Também gostaria de ter acesso ao grupo de WhatsApp para conhecer fornecedores em minha região.
Obrigado e sucesso!

Tenho interesse na aquisição de Abelhas Uruçu, sou do interior da Bahia. Como faço?

Bom dia eu sou do Rio de Janeiro e me apaixonei pela meliponicultura desde a primeira vez que ouvi falar sobre
Gostaria muito de saber se aqui em Rio de Janeiro existe grupos ou criadores que podemos trocar ideias e onde eu compro meu primeiro enxame? Grata

Aqui na PB é muito difícil encontrar meliponicultores, não tenho Facebook. Estou precisando de atrativo e pólen para minha colônia de Jandaíras, mas não encontrei. Você poderia me ajudar? Posso buscar nós Estados vizinhos RN e PE.

estou interessado em abelha europa,tem algum fornecedor de rainha?
Ja trabalho com africanizada

Boa tarde!

Gostaria de saber se você teria algum grupo de WhatsApp daqui de São Paulo-SP.

Moro na região próxima ao Centro – SP

Tenho fácil acesso a Lapa, Barra-Funda, Santana e outras.

Estou com duas caixas de MQQ, mas preciso de mais enxames para evitar problemas de consanguinidade quando eu realizar as divisões.

Desde já, agradeço.

Bom dia Rafael. Parabéns pelo site, estou aprendendo muito. As perguntas que vc responde vêm a complementar seus artigos postados. Muito obrigada.

Olá, sou de minas gerais região de belo horizonte. Pode me direcionar para algum grupo de meliponicultores que comercializam enxames? Estou com foco em variabilidade genética, pois há muitos lugares com pouquíssima variabilidade.

Olá, boa tarde. Gostaria de saber se para iniciar o cultivo de abelhas sem ferrão preciso de alguma autorização de algum órgão publico. Somos um condomínio comercial, há alguma restrição para esta atividade? Temos bastante área verde.

Outra questão é onde fazer a aquisição das abelhas no RJ?

Rafael , como ter contato com você mais direto ? Podemos trocar mensagens por e-mail ? Watzap ? Como posso lhe adicionar ?

Bom dia Rafael , estou negociando com um amigo as abelhas jati mosquito, rajadinha , amarelo e marmelada , essas são todas nativas do RN, né ? Qual o preço de cada uma Rafael
em média ? A abelha Jatai não é nativa do RN ? O valor de caixas usadas cai muito ? O amigo quer me passar a 70, com 02 compartimento, tá bom ? Desculpa tanta pergunta , essa insegurança vai passar, kkkkk desde já agradeço pelas informações e pela paciência.

Olá Agenor. Creio que todas sejam nativas. O preço vai variar muito de cada região, fica difícil estimar. Não tenho certeza se a jataí é nativa do RN, teria que olhar junto a secretaria do meio ambiente do seu estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.