Aquisição de Enxames

Aquisição de Enxames é feita através da compra de enxames de abelhas de meliponicultores autorizados ou pela captura de enxames na natureza por ninhos iscas.

Aquisição de Enxames

Aquisição de Enxames De acordo com a Resolução CONAMA no 346/2004:

“(…) Art 3o
– É permitida a utilização e o comércio de abelhas e seus produtos. Procedentes dos criadouros autorizados pelo órgão ambiental competente, na forma de meliponários, bem como a captura de colônias e espécimes a eles destinados por meio da utilização de ninhos-isca.

Art. 4o
– Será permitida a comercialização de colônias ou parte delas desde que sejam resultado de métodos de multiplicação artificial ou de captura por meio da utilização de ninhos-isca. (…)”.

Portanto o que é importante reter da legislação brasileira é que não é permitida a retirada de ninhos em habitat natural. Assim a pessoa que deseja iniciar a meliponicultura precisa recorrer a meliponários autorizados, onde poderá comprar enxames.

A outra alternativa é capturar enxames de abelhas com iscas. Assim utilizando atrativo para abelhas sem ferrão e uma isca pet.

Os ninhos isca são de fácil construção e trazem ótimos resultados. Jamais retire enxames da natureza. Em caso de resgate, procure a opinião de meliponicultires experientes para avaliarem a situação.

4 Comentários


  1. Olá, aqui na minha casa tem varias mandaçaias nas flores mas eu não tenho a cera delas para fazer a isca, tu sabe onde posso conseguir um pouco de cera ? já achei atrativos no mercado livre mas o frete fica muito caro. você tem ou conhece alguém que pode me doar um pouquinho ? eu pago o frete … …

    Responder

    1. Boa tarde amigo. Mandaçaias são abelhas não tão fáceis de capturar com iscas pet, porém é possível sim. Entre em contato comigo via e-mail, ali no topo da página, que posso te adicionar em alguns grupos de whatsapp e assim você pode ver se tem pessoas que doam atrativo ai perto da sua região. Abraço e boas capturas!

      Responder

  2. amigo Boa noite sou da Paraíba e por aqui é muito difícil a isca ou atrativo para Jataí vc pode me ajudar algum contato de grupo de WhatsApp talvez eu encontre alguém do Nordeste que possa me ajudar.

    Responder

    1. Olá Edson! Enviei um email para você com um link de um grupo de abelhas sem ferrão no Whatsapp. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraço e boas capturas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.