Como Mudar Colmeias de Lugar

Como Mudar Colmeias de Lugar – Saiba o procedimento correto para mudar as caixas de abelhas de lugar sem perder campeiras do enxame.

Como mudar colmeias de lugar sem que as abelhas campeiras voltem para o antigo local? Existem três técnicas que podem ser utilizadas para realizar este procedimento de mudar colmeias de lugar sem causar transtornos as suas abelhas.

Como mudar colmeias de lugar – Técnica do Raio de Ação:

Esta técnica é mais utilizada em capturas de abelhas por geralmente a captura ser distante do meliponário. Também é utilizada em mudança de lugar de caixas de abelhas Apis Mellifera.

A técnica consistem em fechar a caixa a noite e levar o enxame para uma distância maior do que seu raio de ação. A caixa pode ser aberta assim que chegar no novo local. Como este novo local é desconhecido pelas abelhas por conta da distância ser maior que o raio de ação das abelhas, assim que saírem da caixa elas fazem o voo de reconhecimento novamente. Deixe o enxame de 20 a 30 dias neste local e depois ele pode ser levado para o novo local definitivo.

Nesta técnica é muito importante respeitar o raio de ação das abelhas. Por exemplo as abelhas mandaçaia tem um raio de ação de 3km. Abelhas menores como abelhas jataís e abelhas mirins possuem raio de ação de 800 metros a 1km.

Como mudar colmeias de lugar – Técnica de Confinamento:

Uma técnica bastante utilizada para mudar colmeias de lugar é fazendo o confinamento do exame. Essa técnica consistem em fechar a entrada do enxame a noite assim evitando a saída das abelhas pela manhã seguinte. Existem diversas maneiras de fechar a entrada do enxame.

O importante é evitar que as abelhas consigam sair da colmeia, mas é preciso que continue passando ar para as abelhas. Por exemplo uma maneira muito prática de fechar a entrada é colocando um pedaço de tela mosquiteira enrolada na entrada.

Como fechar caixa de abelhas sem ferrão
Como fechar caixa de abelhas sem ferrão

Após o confinamento do enxame, deve-se transferir a colmeia para o novo local e deixar a caixa fechada por 7 dias. Não há problemas em deixar o enxame fechado por esse tempo. Caso você queira alimentar o enxame, abra a caixa a noite e coloque o alimento para as abelhas, assim você evita que elas saiam da caixa durante o procedimento.

Depois de 7 dias, a entrada da caixa pode ser aberta, então as abelhas começam a sair da caixa e fazem novamente o voo de reconhecimento do novo local. Algumas abelhas ainda podem voltar para o local antigo, mas serão poucas ou nenhuma campeira que será perdida.

Como mudar colmeias de lugar – Técnica de Aproximação Diária:

Esta técnica consiste em mudar a colmeia de lugar de 20 em 20cm por dia até chegar no novo local. Esta técnica é interessante para mudar colmeias de lugar quando a distância não é muito grande. Como podemos ver neste exemplo, o objetivo é colocar a caixa na prateleira de cima. Então a cada dia movemos a caixa 20cm na direção do novo local.

Como mudar colmeias de lugar - Dia 1
Como mudar colmeias de lugar – Dia 1
Como mudar colmeias de lugar - Dia 2
Como mudar colmeias de lugar – Dia 2
Como mudar colmeias de lugar - Dia 3
Como mudar colmeias de lugar – Dia 3
Como mudar colmeias de lugar - Dia 4
Como mudar colmeias de lugar – Dia 4
Como mudar colmeias de lugar - Dia 5
Como mudar colmeias de lugar – Dia 5
Como mudar colmeias de lugar - Dia 6
Como mudar colmeias de lugar – Dia 6
Como mudar colmeias de lugar - Dia 7
Como mudar colmeias de lugar – Dia 7

Portanto ao final do procedimento a colmeia vai estar no local desejado e as  abelhas estarão encontrando a caixa sem problemas. A distância movida diariamente pode variar de acordo com o que você acha ideal. Recomendamos 20cm diários por ser uma distância curta já testada e que demonstrou ótimos resultados.

Esta técnica pode ser usadas para distâncias mais longas também. A diferença é que pode levar mais tempo até chegar no novo local definido.

Resumo de como mudar colmeias de lugar:

Portanto as duas técnicas funcionam muito bem e não trazem muitas perdas de abelhas campeiras. Assim, a técnica do confinamento é recomendada para quaisquer distâncias, porem distancias menores que 5 metros tendem a fazer algumas campeiras retornarem ao local antigo. A técnica da aproximação diária é recomendada para distâncias entre 20 cm até 5 metros.

2 Comentários


  1. Boa noite, por gentileza, tenho uma dúvida, tem em uma viela , abelhas mirim,alojadas dentro do alicerce de uma casa, passando pela viela vc consegue ver a saída das abelhas…..tem como conseguir pegar elas …..lembrando que não tem como quebrar …….pois e um alicerce……

    Responder

    1. Olá Rubens, Tudo bem?
      Tem sim como você pegar as abelhas mirins. Utilizando iscas para capturar enxames.
      Este enxame que você esta se referindo, você não deve mexer. Somente se estivesse em uma situação de risco, se casa fosse demolida ou algo do tipo.
      Então recomendo a você fazer iscas para capturar uma enxameação deste enxame que esta no alicerce.
      Acesse nosso post sobre Como capturar abelhas nativas e faça a captura de uma enxameação desta colonia de abelhas mirins.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abraço e boa captura!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.