Como Mudar Colmeias de Lugar

Como Mudar Colmeias de Lugar – Saiba o procedimento correto para mudar as caixas de abelhas de lugar sem perder campeiras do enxame.

Como mudar colmeias de lugar sem que as abelhas campeiras voltem para o antigo local? Existem três técnicas que podem ser utilizadas para realizar este procedimento de mudar colmeias de lugar sem causar transtornos as suas abelhas.

Como mudar colmeias de lugar – Técnica do Raio de Ação:

Esta técnica é mais utilizada em capturas de abelhas por geralmente a captura ser distante do meliponário. Também é utilizada em mudança de lugar de caixas de abelhas Apis Mellifera.

A técnica consistem em fechar a caixa a noite e levar o enxame para uma distância maior do que seu raio de ação. A caixa pode ser aberta assim que chegar no novo local.

Como este novo local é desconhecido pelas abelhas por conta da distância ser maior que o raio de ação das abelhas, assim que saírem da caixa elas fazem o voo de reconhecimento novamente. Deixe o enxame de 30 a 40 dias neste local e depois ele pode ser levado para o novo local definitivo.

Nesta técnica é muito importante respeitar o raio de ação das abelhas. Por exemplo as abelhas mandaçaia tem um raio de ação de 3km. Abelhas menores como abelhas jataís e abelhas mirins possuem raio de ação de 800 metros a 1km.

Faça parte do nosso Grupo do Facebook, Acesse o Link:

LEIA TAMBÉM NOSSOS ARTIGOS SOBRE:

Como mudar colmeias de lugar – Técnica de Confinamento:

Uma técnica bastante utilizada para mudar colmeias de lugar é fazendo o confinamento do exame. Essa técnica consistem em fechar a entrada do enxame a noite assim evitando a saída das abelhas pela manhã seguinte. Existem diversas maneiras de fechar a entrada do enxame.

O importante é evitar que as abelhas consigam sair da colmeia, mas é preciso que continue passando ar para as abelhas. Por exemplo uma maneira muito prática de fechar a entrada é colocando um pedaço de tela mosquiteira enrolada na entrada.

Como fechar caixa de abelhas sem ferrão
Como fechar caixa de abelhas sem ferrão

Após o confinamento do enxame, deve-se transferir a colmeia para o novo local e deixar a caixa fechada por 7 dias. Não há problemas em deixar o enxame fechado por esse tempo. Caso você queira alimentar o enxame, abra a caixa a noite e coloque o alimento para as abelhas, assim você evita que elas saiam da caixa durante o procedimento.

Depois de 7 dias, a entrada da caixa pode ser aberta, então as abelhas começam a sair da caixa e fazem novamente o voo de reconhecimento do novo local. Algumas abelhas ainda podem voltar para o local antigo, mas serão poucas ou nenhuma campeira que será perdida.

Como mudar colmeias de lugar – Técnica de Aproximação Diária:

Esta técnica consiste em mudar a colmeia de lugar de 20 em 20cm por dia até chegar no novo local. Esta técnica é interessante para mudar colmeias de lugar quando a distância não é muito grande. Como podemos ver neste exemplo, o objetivo é colocar a caixa na prateleira de cima. Então a cada dia movemos a caixa 20cm na direção do novo local.

Como mudar colmeias de lugar - Dia 1
Como mudar colmeias de lugar – Dia 1

Como mudar colmeias de lugar - Dia 2
Como mudar colmeias de lugar – Dia 2

Como mudar colmeias de lugar - Dia 3
Como mudar colmeias de lugar – Dia 3

Como mudar colmeias de lugar - Dia 4
Como mudar colmeias de lugar – Dia 4

Como mudar colmeias de lugar - Dia 5
Como mudar colmeias de lugar – Dia 5

Como mudar colmeias de lugar - Dia 6
Como mudar colmeias de lugar – Dia 6

Como mudar colmeias de lugar - Dia 7
Como mudar colmeias de lugar – Dia 7

Portanto ao final do procedimento a colmeia vai estar no local desejado e as  abelhas estarão encontrando a caixa sem problemas. A distância movida diariamente pode variar de acordo com o que você acha ideal. Recomendamos 20cm diários por ser uma distância curta já testada e que demonstrou ótimos resultados.

Esta técnica pode ser usadas para distâncias mais longas também. A diferença é que pode levar mais tempo até chegar no novo local definido.

Resumo de como mudar colmeias de lugar:

Portanto as três técnicas funcionam muito bem, entretanto a melhor técnica é a técnica do raio de ação. Esta técnica tem os melhores resultados, mas é necessário que você tenha um local distante disponível para deixas as colonias durante o período necessário.

As outras duas técnicas também funcionam muito bem e não trazem muitas perdas de abelhas campeiras.

Assim, a técnica do confinamento é recomendada para quaisquer distâncias, porem distancias menores que 5 metros tendem a fazer algumas campeiras retornarem ao local antigo.

A técnica da aproximação diária é recomendada para distâncias entre 20 cm até 5 metros.

18 Comentários

  1. Boa noite, por gentileza, tenho uma dúvida, tem em uma viela , abelhas mirim,alojadas dentro do alicerce de uma casa, passando pela viela vc consegue ver a saída das abelhas…..tem como conseguir pegar elas …..lembrando que não tem como quebrar …….pois e um alicerce……

    Responder

    1. Olá Rubens, Tudo bem?
      Tem sim como você pegar as abelhas mirins. Utilizando iscas para capturar enxames.
      Este enxame que você esta se referindo, você não deve mexer. Somente se estivesse em uma situação de risco, se casa fosse demolida ou algo do tipo.
      Então recomendo a você fazer iscas para capturar uma enxameação deste enxame que esta no alicerce.
      Acesse nosso post sobre Como capturar abelhas nativas e faça a captura de uma enxameação desta colonia de abelhas mirins.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abraço e boa captura!

      Responder

      1. No alicerce da casa de minha irmã, tem um ninho de abelhas sem ferrão, são pequenas e amarelas, não tenho certeza se são Jataí. Penso em colocar caixa definitiva com isca para capturar o enxame sem usar a pet. Depois quero trazer essa caixa para minha casa. Acontece que a distância entre minha casa e a casa da minha irmã, deve ser de +/- 100m em linha reta. Quando eu trouxer a caixa para minha casa, corro o risco delas voltarem para o local onde estão, na casa da minha irmã?
        Desde já agradeço e parabéns pelo site, muito útil.

        Responder

        1. Olá Luiz, sim, 100 metros é pouca distância. Se você capturar lá, o ideal é levar para algum lugar mais longe, pelo menos 2km de distância e depois levar pra sua casa. Te recomendo colocar uma isca na sua casa também, pois são apenas 100 metros de uma colônia conhecida, tens chance de capturar.

          Responder

  2. eu tenho uma casa de abelha jataí, num galho de uma fruteira no meu quintal e gostaria de colocá~la em um lugar seguro, numa caixa de madeira, por ex. Como devo proceder?

    Responder

    1. Olá Ivan, a abelha jataí tem o ninho no oco da árvore ou esta em uma caixa pendurada na árvore??
      Se ela estiver nidificada na árvore, ou seja, com o ninho dentro do oco da árvore, não recomendamos que seja removida. Somente em um caso extremo como por exemplo a remoção desta árvore. Aí você pode fazer o resgate desta colônia antes de que seja removida a árvore.
      Caso você queira criar uma abelha jataí em uma caixa racional, recomendamos você ler nosso artigo sobre como capturar abelhas nativas. Abelhas Jataí são muito fáceis de capturar.
      É muito importante manter as colônias de abelhas nativas em seus locais naturais, assim você ajuda na preservação das espécies. Esta colônia lhe proporcionará muitas capturas!

      Responder

  3. Ola,
    Tenho duas caixas de jatai. Porém uma bem fraca, mas com a rainha. e outra forte.
    Eu abri as duas para verificação, e coloquei a fraca no lugar da forte, e a forte mudei de local.
    Nos primeiros dias apareceu muitas abelhas em volta, como se fosse uma revoada. Porém entraram na caixa nova e estão reformando a porta
    Ha risco da rainha morrer nesse caso? ou perder a colmeia?
    O que pode acontecer nesse caso?

    Responder

    1. Olá Rafael,
      Este procedimento que você fez não esta correto. Você pode ter sacrificado sua colônia fraca. Quando as campeiras da caixa forte entraram na caixa fraca, elas percebem que o feromônio da rainha não é o mesmo de antes, assim elas começam a brigar.
      Provavelmente houveram muitas mortes de campeiras ai na sua caixa, inclusive a rainha pode ter sido morta.
      Abra a caixa fraca e veja se ainda existe a rainha e se aumentou o número de campeiras.
      Agora você não tem mais muito o que fazer, deve aguardar para saber o resultado.

      Responder

  4. Olá,

    As abelhas jataí começaram a fazer ninho no meu portão, porém toda vez q ele é aberto estraga a colmeia q esta formando. Como posso mudá-las de local?

    Responder

    1. Olá Lohaine,
      Olha, se elas podem estar arrumando o local ainda e com o abre e fecha do portão elas podem percebem que este não é um bom local e irem embora..
      caso elas permaneçam ai, acredito que para retirá-las será necessário fazer um resgate por uma pessoa experiente.

      Responder

  5. Boa noite, tenho algumas colonias de jataí, gostaria de saber qual a distancia segura entre uma colonia e outra, pois gostaria de enfileirar uma perto da outra, porem com uma distancia segura para que não haja briga entre elas e tenham uma boa reprodução.

    Responder

    1. Olá Aníbal, a distância segura entre a elas Jataí ou entre outras espécies com abelhas Jataís é de 3 metros. Muitas pessoas usam 1 metrô, 1,5 metro e até menos e dizem não ter problema. Porém um dia vão ter e vai ser bastante complicado. Eu aconselho 3 metros de distância de qualquer caixa de Jataí

      Responder

  6. Olá
    Gostei muito do seu material, eu que pretendo inicial no meu sítio, me sinto confortável com suas explicações e dicas. Parabéns!!
    Caso possa mais a frente acrescentar mais um item no seu material, seria sobre como fazer para ter as licenças/registros junto a todos os órgãos de licença, etc….
    Um grande abraço!

    Responder

    1. Olá Claudio, muito obrigado! Que bom que você vai iniciar uma criação de abelhas nativas em seu sítio, Boa Sorte!
      Em respeito as licenças e registros, atualmente Estamos aguardando uma legislação federal para nossa atividade, por enquanto o que vale são as leis estaduais, porém poucos estados possuem leis próprias. Então devemos aguardar…
      Abraço!

      Responder

  7. Qual a melhor época para adiquir um enxame de mandaçaia, moro no interior do estado de São Paulo, será que existe na nutereza ou no mato da minha região?

    Responder

    1. Olá Reinaldo, a melhor época é na chegada do inverno, assim você garante colônias mais estabilizadas. Em São Paulo existem colônias de mandaçaia na natureza sim, boa sorte. Abraço!

      Responder

  8. Coloquei algumas armadilhas para capiturar abelha sem ferrão,ao revisa más verifiquei q 3 estavam com uma abelha mandacaia.o enxameamento da mandacaia começa dessa maneira,com apenas 1 verificando o local?