Categorias
Abelhas Nativas Sem Ferrão Criação de Abelhas

Como Mudar Colmeias de Lugar

Como Mudar Colmeias de Lugar – Saiba o procedimento correto para mudar as caixas de abelhas de lugar sem perder campeiras do enxame.

Como mudar colmeias de lugar sem que as abelhas campeiras voltem para o antigo local? Existem três técnicas que podem ser utilizadas para realizar este procedimento de mudar colmeias de lugar sem causar transtornos as suas abelhas.

Como mudar colmeias de lugar – Técnica do Raio de Ação:

Esta técnica é mais utilizada em capturas de abelhas por geralmente a captura ser distante do meliponário. Também é utilizada em mudança de lugar de caixas de abelhas Apis Mellifera.

A técnica consistem em fechar a caixa a noite e levar o enxame para uma distância maior do que seu raio de ação. A caixa pode ser aberta assim que chegar no novo local.

Como este novo local é desconhecido pelas abelhas por conta da distância ser maior que o raio de ação das abelhas, assim que saírem da caixa elas fazem o voo de reconhecimento novamente. Deixe o enxame de 30 a 40 dias neste local e depois ele pode ser levado para o novo local definitivo.

Nesta técnica é muito importante respeitar o raio de ação das abelhas. Por exemplo as abelhas mandaçaia tem um raio de ação de 3km. Abelhas menores como abelhas jataís e abelhas mirins possuem raio de ação de 800 metros a 1km.

Como mudar colmeias de lugar – Técnica de Confinamento:

Uma técnica bastante utilizada para mudar colmeias de lugar é fazendo o confinamento do exame. Essa técnica consistem em fechar a entrada do enxame a noite assim evitando a saída das abelhas pela manhã seguinte. Existem diversas maneiras de fechar a entrada do enxame.

O importante é evitar que as abelhas consigam sair da colmeia, mas é preciso que continue passando ar para as abelhas. Por exemplo uma maneira muito prática de fechar a entrada é colocando um pedaço de tela mosquiteira enrolada na entrada.

Como fechar caixa de abelhas sem ferrão

Após o confinamento do enxame, deve-se transferir a colmeia para o novo local e deixar a caixa fechada por 7 dias. Não há problemas em deixar o enxame fechado por esse tempo. Caso você queira alimentar o enxame, abra a caixa a noite e coloque o alimento para as abelhas, assim você evita que elas saiam da caixa durante o procedimento.

Depois de 7 dias, a entrada da caixa pode ser aberta, então as abelhas começam a sair da caixa e fazem novamente o voo de reconhecimento do novo local. Algumas abelhas ainda podem voltar para o local antigo, mas serão poucas ou nenhuma campeira que será perdida.

Como mudar colmeias de lugar – Técnica de Aproximação Diária:

Esta técnica consiste em mudar a colmeia de lugar de 20 em 20cm por dia até chegar no novo local. Esta técnica é interessante para mudar colmeias de lugar quando a distância não é muito grande. Como podemos ver neste exemplo, o objetivo é colocar a caixa na prateleira de cima. Então a cada dia movemos a caixa 20cm na direção do novo local.

Como mudar colmeias de lugar – Dia 1
Como mudar colmeias de lugar – Dia 2
Como mudar colmeias de lugar – Dia 3
Como mudar colmeias de lugar – Dia 4
Como mudar colmeias de lugar – Dia 5
Como mudar colmeias de lugar – Dia 6
Como mudar colmeias de lugar – Dia 7

Portanto ao final do procedimento a colmeia vai estar no local desejado e as  abelhas estarão encontrando a caixa sem problemas. A distância movida diariamente pode variar de acordo com o que você acha ideal. Recomendamos 20cm diários por ser uma distância curta já testada e que demonstrou ótimos resultados.

Esta técnica pode ser usadas para distâncias mais longas também. A diferença é que pode levar mais tempo até chegar no novo local definido.

Resumo de como mudar colmeias de lugar:

Portanto as três técnicas funcionam muito bem, entretanto a melhor técnica é a técnica do raio de ação. Esta técnica tem os melhores resultados, mas é necessário que você tenha um local distante disponível para deixas as colonias durante o período necessário.

As outras duas técnicas também funcionam muito bem e não trazem muitas perdas de abelhas campeiras.

Assim, a técnica do confinamento é recomendada para quaisquer distâncias, porem distancias menores que 5 metros tendem a fazer algumas campeiras retornarem ao local antigo.

A técnica da aproximação diária é recomendada para distâncias entre 20 cm até 5 metros.

52 respostas em “Como Mudar Colmeias de Lugar”

Boa noite, por gentileza, tenho uma dúvida, tem em uma viela , abelhas mirim,alojadas dentro do alicerce de uma casa, passando pela viela vc consegue ver a saída das abelhas…..tem como conseguir pegar elas …..lembrando que não tem como quebrar …….pois e um alicerce……

Olá Rubens, Tudo bem?
Tem sim como você pegar as abelhas mirins. Utilizando iscas para capturar enxames.
Este enxame que você esta se referindo, você não deve mexer. Somente se estivesse em uma situação de risco, se casa fosse demolida ou algo do tipo.
Então recomendo a você fazer iscas para capturar uma enxameação deste enxame que esta no alicerce.
Acesse nosso post sobre Como capturar abelhas nativas e faça a captura de uma enxameação desta colonia de abelhas mirins.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Abraço e boa captura!

No alicerce da casa de minha irmã, tem um ninho de abelhas sem ferrão, são pequenas e amarelas, não tenho certeza se são Jataí. Penso em colocar caixa definitiva com isca para capturar o enxame sem usar a pet. Depois quero trazer essa caixa para minha casa. Acontece que a distância entre minha casa e a casa da minha irmã, deve ser de +/- 100m em linha reta. Quando eu trouxer a caixa para minha casa, corro o risco delas voltarem para o local onde estão, na casa da minha irmã?
Desde já agradeço e parabéns pelo site, muito útil.

Olá Luiz, sim, 100 metros é pouca distância. Se você capturar lá, o ideal é levar para algum lugar mais longe, pelo menos 2km de distância e depois levar pra sua casa. Te recomendo colocar uma isca na sua casa também, pois são apenas 100 metros de uma colônia conhecida, tens chance de capturar.

eu tenho uma casa de abelha jataí, num galho de uma fruteira no meu quintal e gostaria de colocá~la em um lugar seguro, numa caixa de madeira, por ex. Como devo proceder?

Olá Ivan, a abelha jataí tem o ninho no oco da árvore ou esta em uma caixa pendurada na árvore??
Se ela estiver nidificada na árvore, ou seja, com o ninho dentro do oco da árvore, não recomendamos que seja removida. Somente em um caso extremo como por exemplo a remoção desta árvore. Aí você pode fazer o resgate desta colônia antes de que seja removida a árvore.
Caso você queira criar uma abelha jataí em uma caixa racional, recomendamos você ler nosso artigo sobre como capturar abelhas nativas. Abelhas Jataí são muito fáceis de capturar.
É muito importante manter as colônias de abelhas nativas em seus locais naturais, assim você ajuda na preservação das espécies. Esta colônia lhe proporcionará muitas capturas!

Ola,
Tenho duas caixas de jatai. Porém uma bem fraca, mas com a rainha. e outra forte.
Eu abri as duas para verificação, e coloquei a fraca no lugar da forte, e a forte mudei de local.
Nos primeiros dias apareceu muitas abelhas em volta, como se fosse uma revoada. Porém entraram na caixa nova e estão reformando a porta
Ha risco da rainha morrer nesse caso? ou perder a colmeia?
O que pode acontecer nesse caso?

Olá Rafael,
Este procedimento que você fez não esta correto. Você pode ter sacrificado sua colônia fraca. Quando as campeiras da caixa forte entraram na caixa fraca, elas percebem que o feromônio da rainha não é o mesmo de antes, assim elas começam a brigar.
Provavelmente houveram muitas mortes de campeiras ai na sua caixa, inclusive a rainha pode ter sido morta.
Abra a caixa fraca e veja se ainda existe a rainha e se aumentou o número de campeiras.
Agora você não tem mais muito o que fazer, deve aguardar para saber o resultado.

Olá,

As abelhas jataí começaram a fazer ninho no meu portão, porém toda vez q ele é aberto estraga a colmeia q esta formando. Como posso mudá-las de local?

Olá Lohaine,
Olha, se elas podem estar arrumando o local ainda e com o abre e fecha do portão elas podem percebem que este não é um bom local e irem embora..
caso elas permaneçam ai, acredito que para retirá-las será necessário fazer um resgate por uma pessoa experiente.

Boa noite, tenho algumas colonias de jataí, gostaria de saber qual a distancia segura entre uma colonia e outra, pois gostaria de enfileirar uma perto da outra, porem com uma distancia segura para que não haja briga entre elas e tenham uma boa reprodução.

Olá Aníbal, a distância segura entre a elas Jataí ou entre outras espécies com abelhas Jataís é de 3 metros. Muitas pessoas usam 1 metrô, 1,5 metro e até menos e dizem não ter problema. Porém um dia vão ter e vai ser bastante complicado. Eu aconselho 3 metros de distância de qualquer caixa de Jataí

Olá
Gostei muito do seu material, eu que pretendo inicial no meu sítio, me sinto confortável com suas explicações e dicas. Parabéns!!
Caso possa mais a frente acrescentar mais um item no seu material, seria sobre como fazer para ter as licenças/registros junto a todos os órgãos de licença, etc….
Um grande abraço!

Olá Claudio, muito obrigado! Que bom que você vai iniciar uma criação de abelhas nativas em seu sítio, Boa Sorte!
Em respeito as licenças e registros, atualmente Estamos aguardando uma legislação federal para nossa atividade, por enquanto o que vale são as leis estaduais, porém poucos estados possuem leis próprias. Então devemos aguardar…
Abraço!

Qual a melhor época para adiquir um enxame de mandaçaia, moro no interior do estado de São Paulo, será que existe na nutereza ou no mato da minha região?

Olá Reinaldo, a melhor época é na chegada do inverno, assim você garante colônias mais estabilizadas. Em São Paulo existem colônias de mandaçaia na natureza sim, boa sorte. Abraço!

Coloquei algumas armadilhas para capiturar abelha sem ferrão,ao revisa más verifiquei q 3 estavam com uma abelha mandacaia.o enxameamento da mandacaia começa dessa maneira,com apenas 1 verificando o local?

Oi boa noite, gostaria de fazer um pergunta, pois tbm tenho uma caixa de abelhas Jataí, preciso muda-las de local, porei fico um pouco preocupada com esse confinamento de 7 dias, minha pergunta é como elas fazem para se alimentarem dentro da casinha durante esse período?
Deseja já agradeço

boa tarde e mais uma pergunta que resposta
tenho 6 caixas algumas coloquei melgueiras e fecharam o acesso só 2 subiram mas tem pouco mel ainda ja tenho elas a mais ou menos 5 messes a mais antiga e estão todas ativas perguntas
1 quando fazer colheita de mel
2 quando iniciar divisões devo retirar todo o mel e entrar com alimentação
3 devo padronizar as caixas pois tenho 3 com medidas diferentes e 3 com meditas inpa

Olá Mihály, primeiramente a melgueira deve ser colocada somente quando não tiver mais espaço nos outros módulos.
1 – A colheita de mel pode ser feita quando você perceber a fartura de mel na caixa. Lembrando de sempre deixar uma parte para as abelhas e/ou alimentar a colônia com xarope.
2 – Na divisão, você não retira alimentação da caixa mãe. Você deve fornecer alimentação artificial para a colonia filha até ela se estabilizar.
3 – A padronização ajuda bastante no manejo etc….

Há eu sou novo por aqui,e comprei um enxame de abelhas jatai ontem dia 09/04/20
Estou muito ansioso,com o meu primeiro enxame.
Voces estao de parabens com esse canal pra tirarmos as nossas duvidas.
Parabens pra todos voces idelizadores do canal.

Boa tarde por gentileza tenho 4 caixas de abelhas africanas e preciso mudar elas de local a distância fica entre 130 metros de distância, queria saber por gentileza como consigo fazer essa mudança por ser pequena a distância….?

Olá Juliano, o ideal seria levar para longe.. mas se tratando de apis melifera fica um pouco complicado.. uma técnica que funciona bem para essas abelhas é de forçar um voo de reconhecimento quando saírem da caixa. Você troca essas caixas de lugar a noite e coloque uma barreira na saída das caixas, por exemplo uma folha de bananeira, assim as abelhas irão sair da caixa e bater nessa folha de bananeira e farão um voo de reconhecimento do local. Mesmo assim você ainda vai perder algumas campeiras, mas é o melhor que você pode fazer nesta situação.

Ola boa noite!!!
Tenho um enxame de abelhas jatai,numa caixa de 35 cm de comprimento,20 cm de largura por 20 cm de altura,já fazem um 20 anos nunca abri essa caixa,comecei a notar que elas saem da caixa e pousam na parede da minha casa,pois a caixa esta debaixo da sacada ficam lá um tempao e depois retornam pra caixa,oque esta acontecendo,professor o sr. pode me explicar???

Olá Vande, essas abelhas que tem este comportamento são zangões. Provavelmente estão a espera de que uma princesa saia da sua caixa em uma enxameação. Esta tudo normal amigo!

Boa noite Rafael, tudo bem?
Tenho uma colmeia de Jataí pequena naqueles xadrez de madeira que geralmente tem nas casas mais antigas, e como irei mudar de casa gostaria de saber se posso retirar a colmeia e colocar em uma caixa, e fechar pelos 7 dias, para levar para a outra casa, pois a casa fica a uns 5km de distância da casa antiga, e gostaria de poder levá-las

Olá Willen, Nesta distancia não precisa deixar fechada durante 7 dias. Basta levar a noite a caixa e abrir no novo local para que pela manhã elas aprendam sobre o novo local. Olha não seria o correto retirar uma abelha sem que ela esteja sob risco. Mas se forem derrubar este local ou algo do tipo, você pode fazer o resgate, porem não é um procedimento muito fácil… requer um pouco de experiência.

Boa noite eu adquirir uma colméia de Jataí no dia 05/05/20 pequei pela manhã a pessoa que me vendeu disse que ao chegar em casa já podia abrir e fiz isto as 13:00h elas voaram tudo aqui será que terei problemas….sou o Leandro……

Olá Leandro, o ideal seria ter aberto a noite, aí elas sairiam mais tranquilas pela manhã… Mas provavelmente não terá problemas…. Observe o movimento na entrada…

Ola Rafael, tenho uma jatai numa pet a 20 dias, quando transferir pretendia colocar a 3metros do locar de captura porem 1 metro mais alto.
Qual a maneira correta de fazer?
E posso pintar a caixa antes da transferencia com tinta plastica?

Olá Nilton, te recomendo esperar 30 dias da captura, levar a isca para longe, pelo menos 1km de distância em linha reta. Esperar 30 dias e levar de volta para o local definitivo. Este é o melhor procedimento. Assim, você pode aproveitar e fazer a transferência para caixa neste local temporário, após 5 dias que estiver lá. A caixa pode ser pintada com tintas a base d’água.

E quanto ao metodo de confinamemto o tempo de 7 dias nao pode ser menos tipo 5 dias?

Oi alguem pode me responder!!!
Peguei um enxame de abelhas jataí,em uma casa velha que estava sendo demolida:
No dia seguinte,as abelhas trabalharam normalmente.Só que no outro dia elas trabalharam só na parte da manha,na parte da tarde eles fecharam o canudinho de entrada da colmeia.
Sendo que os demais enxames que tenho,trabalharao normalmente.
Alguem pode me ajudar???

Olá Razera, pode ser normal, as vezes com a temperatura mais baixa elas elas diminuem o trabalho fora do colmeia. Mas também pode ser que estão sofrendo alguma tentativa de ataque, seja de outra abelha ou até mesmo formiga. Fique de olho

Boa noite,professor!!!
Retornando aquele assunto meu que eu peguei um enxame de jataí na demolição de uma casa velha! Pois é descobri que a rainha nao veio com o enxame e agora professor???
Notei que esse dois dias seguidos as abelhas voltaram a trabalhar normalmente,ficando algumas fora da caixinha e outras trazendo polen pra colmeia.
Ressaltando que hoje completa 10 dias que o enxame esta na caixinha!!!
Oque eu devo fazer professor???

Opa, como você sabe que não veio a rainha junto? Não tem postura nova desde que colocou na caixa? Se realmente não tiver rainha, o único jeito é inserir um disco de cria com realeira de outra colônia. É a única maneira.

Oi professor,tudo bem??
Eu sei que a rainha nao veio junto porque elas fizeram um novo enxame no buraco que ficou na parede que nao vai ser derrubada.
Mas e quanto essa mudança radical no enxame de voltarem a trabalhar forte!!!
Sera que eram abelhas que estavam prestes a nascer que estao dando esse ” gás ” todo na colmeia???
SÓ MAIS UMA PERGUNTA EM QUANTO TEMPO EU VOU SABER SE FIZERAM OUTRA RAINHA OU SE O ENXAME VAI SE ACABAR???

Boa tarde professor!! tudo bem por ai???
Sabe aquele enxame que eu te falei que esta sem rainha,hoje dia 19/05/20 as 12:30 horas houve em ataque de outro enxame,e foi uma briga danada,mas ate ai tudo bem,só que veio essa praga dos forideos eu consegui capturar dois,mas eu nao sei quantos conseguiram entrar no enxame mesmo com essa brigaiada que fizeram,oque eu devo fazer agora professor??

Olá professor boa noite…
Olha só minhas abelhas Apis estão tapando a entrada das caixas delas com própolis deixando apenas uma pequena entrada pra elas, sabe me dizer o motivo delas estarem tapando a entrada ?
Obrigado pela atenção…..

Parabéns! Gostei bastante do site. Há muitas informações importantes sobre abelhas. Principalmente para mim que sou leiga. As abelhas jatais fizeram a colmeia na caixa de telefone, que fica na parede, bloqueando o sinal do telefone. Por favor me digam o que devo fazer, pois não quero prejudicá-las. Obrigada