Meliponicultura Como Começar

Meliponicultura Como Começar? – Entenda como começar a criação de abelhas nativas sem ferrão. Dicas de especies, investimentos e tudo que você vai precisar para construir seu meliponário.

Meliponicultura Como Começar? – Certamente o primeiro passo e provavelmente o mais importante é estudar bastante sobre as abelhas nativas sem ferrão.

Meliponicultura Como Começar
Meliponicultura Como Começar

Então este site reuni todas as informações necessárias para iniciar a criação de abelhas nativas sem ferrão, desde a construção do seu meliponário até as técnicas de manejo. Por isso recomendo você a ler todas as nossas sessões que trazem todas as informações necessárias para iniciar a criação de abelhas sem ferrão.

Assim, nosso site esta dividido em três blocos de conhecimentos, Abelhas Nativas Sem Ferrão, Criação de AbelhasTécnicas de Coleta e Beneficiamento de Mel com o propósito de categorizar as informações.

Então vamos fazer um passo a passo sobre como começar na meliponicultura.

Faça parte do nosso Grupo de Whatsapp, Acesse o Link:

Faça parte do nosso Grupo de Telegram, Acesse o Link:

Faça parte do nosso Grupo do Facebook, Acesse o Link:

LEIA TAMBÉM NOSSOS ARTIGOS SOBRE:

Meliponicultura Como Começar – Passo 1:

Primeiramente você deve entender o que são e como se comportam as abelhas nativas sem ferrão. Acesse nosso artigo abelhas nativas sem ferrão que detalha os pontos principais que você deve saber sobre as abelhas nativas sem ferrão.

Meliponicultura Como Começar – Passo 2:

Definir onde será seu meliponário. A definição do local definitivo do meliponário é de suma importância. As abelhas nativas sem ferrão devem possui local fixo desde a introdução da colmeia no meliponário. As abelhas memorizam os locais onde sua colmeia esta instalada. Caso exista alguma necessidade de troca de local, algumas técnicas de como mudar colmeias de lugar devem ser utilizadas.

Nosso artigo sobre Meliponários explica as características de um meliponário, qual o melhor local para instalar um meliponário e os tipos mais comuns de meliponários utilizados por meliponicultores.

Meliponicultura Como Começar – Passo 3:

Definir as espécies de abelhas nativas sem ferrão que você vai criar no seu meliponário. Cada região do país possui suas principais espécies. Nosso artigo sobre a A Escolha das Espécies lista as principais espécies de abelhas nativas sem ferrão de cada região do Brasil. Assim você escolhe de acordo com a região em que você vai instalar seu meliponário para começar a criação de abelhas nativas sem ferrão.

Meliponicultura Como Começar – Passo 4:

A aquisição dos enxames escolhidos. Você tem duas opções para adquirir enxames, utilizando ninhos iscas ou comprando enxames de revendedores autorizados. Nosso artigo sobre Aquisição de Colmeias explica a legislação de compra e venda de enxames. Também ensinamos a confeccionar ninhos iscas para capturar enxames na natureza.

Meliponicultura Como Começar – Passo 5:

O último passo para começar na meliponicultura é o de escolher as caixas certas para suas abelhas nativas sem ferrão. Cada espécie de abelha se adapta de forma diferente nas caixas. É recomendado utilizar caixas padronizadas que otimizam o processo de divisão de colmeias e facilitam a coleta do mel. Nosso artigo sobre Modelos de caixas para Abelhas nativas sem Ferrão detalha os tipos de caixas e informa quais são os melhores modelos para cada espécie.

6 Comentários

  1. Posso criar especies diferentes num mesmo lugar, ou colocar caixas vpm essas especies numa mesma área.

    Responder

    1. Olá Pedro!
      Sim, você pode criar diferentes espécies de abelhas em uma mesma área. Você somente deve respeitar as distâncias mínimas entre caixas indicadas para cada espécie para não ter problemas com brigas.

      Responder

  2. Gostaria de saber quais são as ASF endêmicas da minha região. Estou em Sete Lagoas – MG. bem perto de BH. Aqui inicialmente era dominado pela vegetação de cerrado.