Categorias
Meliponicultura

Meliponários

Advertisements

Meliponários, Coletivos e Individuais. Entenda o significado e as diferenças dos modelos utilizados para a criação de abelhas nativas. Saiba as condições necessárias para a instalação dos Meliponários.

Meliponários são chamados os locais onde são instaladas as colmeias de meliponíneos. É diferente de apiário, onde são instaladas as caixas das abelhas Apis Mellifera. Não existe um padrão para definir um bom meliponário. Assim as condições específicas de cada localidade e a criatividade do meliponicultor definem a busca pelos seus principais objetivos: dar conforto para as abelhas e facilitar o manejo do meliponicultor.

Um aspecto importante a ser considerado é que as colmeias de abelhas nativas devem estar sempre em locais sombreados. Podem tomar um pouco de sol pela manhã, mas deve-se evitar incidência direta de sol a partir das 9h. A seguir serão apresentados exemplos de meliponários de duas categorias: meliponários coletivos e meliponários com suportes individuais.


Meliponários coletivos

Meliponário Coletivo Clássico
Meliponário Coletivo Clássico

As imagens acima ilustram o mais clássico modelo de meliponário da meliponicultura brasileira: as caixas são instaladas nos alpendres ou varandas das casas, bem próximas aos meliponicultores, o que facilita o acesso para o manejo e o cuidado contra furtos.

As desvantagens desse modelo são a proximidade com as luzes da casa. Muitas vezes enganam as abelhas atraindo-as no meio da madrugada e a dificuldade de acesso às caixas, já que ficam no alto e precisam ser removidas para o manejo.

Já as imagens abaixo demonstram meliponários típicos do sertão nordestino, especialmente do estado do Rio Grande do Norte. Os quais costumam abrigar a abelha jandaíra (Melipona subnitida).

Meliponário Coletivo Típico Nordestino
Meliponário Coletivo Típico Nordestino

Existem ainda meliponários mais elaborados, como o ilustrado abaixo. O qual dá suporte para pesquisas associadas ao Projeto Abelhas Nativas, no estado do Maranhão. Assim este tipo de meliponário traz uma facilidade no manejo dos enxames. Visto que o meliponicultor tem acesso a todas as caixas sem bloquear a frente das caixas com o corpo. Assim não interfere na entrada e saída das abelhas durante o monitoramento das caixas.

Meliponário Coletivo
Meliponário Coletivo

Meliponários com suportes individuais

Como ilustrado nas figuras abaixo, nesse tipo de meliponário as colmeias são instaladas em suportes individuais. Assim as caixas são protegidas da chuva com coberturas independentes, que não exigem a construção de estruturas complexas.

Uma boa alternativa de cobertura é um simples pedaço de telha de fibrocimento (amianto não!). De tamanho suficiente para proteger a caixa da chuva e auxiliar no sombreamento.

Aconselha-se que meliponários deste tipo sejam instalados em terrenos limpos e sombreados. Mas livres da cobertura de árvores com frutos grandes que possam danificar as telhas e colmeias.

Este tipo de meliponário facilita muito o trabalho do meliponicultor, uma vez que as caixas não precisam ser movidas durante as atividades de manejo. É importante que os suportes tenham uma altura que proporcione conforto ao trabalho, variando de 80 cm a 1 m, conforme a altura do meliponicultor.

Meliponário Individual
Meliponário Individual
A distância entre os suportes pode variar de 80 cm a 2 m, dependendo do tipo de abelhas. O ordenamento dos suportes deve ser definido de acordo com as espécies disponíveis, com base na experiência de cada meliponicultor.
Espécies populosas e agressivas exigem distâncias maiores. Portanto abelhas dóceis e menos populosas podem ficar mais próximas. Aconselha-se que o criador iniciante busque informações sobre o comportamento de suas abelhas com meliponicultores experientes ou nos locais onde adquiriu suas colmeias .
 

Instalação de Meliponários

Para que um meliponário tenha sucesso no fortalecimento das colmeias , algumas condições fundamentais devem serem consideradas no momento em que o meliponicultor está escolhendo o local de sua instalação.

Flora:

O primeiro fator a ser considerado é a ocorrência de florada, ou seja, plantas que forneçam pólen e néctar às abelhas durante a maior parte do ano. Assim vale lembrar que cada espécie de abelhas sem ferrão possui um raio de ação, que é a distância que as abelhas operárias percorrem até a fonte de alimento (flores). Este fator é muito importante na escolha do local do meliponário. Para exemplificar podemos citar o raio de ação de algumas espécies como, Jataí 1km, Mandaçaia 2,5km, Irapuá 850m e Mirins 550m.

Água:

Tão importante quanto a flora, a água é um elemento fundamental para o desenvolvimento de uma colmeia de abelhas sem ferrão. Portanto é recomendado que o meliponário tenha uma fonte de água a no máximo 100 metros de distância. De preferencia uma água corrente e de boa qualidade. Assim caso não seja possível ter essa fonte natural de água próxima, é possível a instalação de bebedouros artificiais, que sejam periodicamente renovados para impedir a proliferação de organismos indesejáveis na água.

Vento:

É muito importante evitar locais com forte incidência de ventos fortes. Os ventos dificultam o voo das abelhas fazendo com que elas gastem mais energia para se locomover até a fonte de alimento. Outro problema é o resfriamento das caixas, assim as abelhas também gastam mais energia para manter a temperatura de sua colméia.

Sombreamento:

O ideal é colocar as caixas em local sombreado para evitar que o sol aqueça excessivamente a colmeia. As caixas devem ser protegidas por alguma cobertura, normalmente uma telha. É interessante que fique um vão entre a telha e a tampa da caixa para que a temperatura da telha não seja transmitida para a caixa.

Acesso:

O meliponário deve ter fácil acesso para facilitar o meliponicultor na hora do manejo das colméias.

Cerca:

Proteger o meliponário com uma cerca é muito importante para a segurança das abelhas. Uma cerca viva com por exemplo, Ora pro Nobis, além de proteger o meliponário de invasão de animais grandes e do vento, vai fornecer flora para o meliponário.

40 respostas em “Meliponários”

Moro na Paraíba e gostaria de saber se você tem uma relação de plantas que poderiam ser colocadas próximo ao Meliponario? Se positivo, existe algum profissional que trabalhe com vendas de sementes?

Olá Wagner, Existe uma infinidade de plantas melíferas, vai depender muito do espaço que você dispõe para elas e das plantas que se adaptam bem a sua região. Posso lhe citar duas plantas que são muito bem aceitas pelas abelhas, Ora pro nobis e Astrapéia. Mas existem muitas outras!

Bom dia. Estou com um projeto de ter mandaçaia e uruçu amarela, sabe me dizer por favor se elas brigam rntre si? Qual a fistancia devo deixar entre elas?

boa tarde. eu queria começar a criar abelhas, mas não sei onde ou como começar… não sei como achar as abelhas, como faço para iniciar?

Boa noite, eu estou montando um projeto, de moliponario, ja esta bem adiantado o local, como cerca viva, para proteção , eu gostaria de saber e quanto ao espaço ( distancia) de cada colmeia, uma das outras,.?

Olá José, primeiramente parabéns pela iniciativa e boa sorte com seu meliponário. A questão das distâncias entre as caixas, vai depender de cada espécie. Por exemplo, mandaçaia pode ficar a uma distância de 20cm uma das outras, por outro lado, as abelhas Jataí precisam ter uma distância de 3 metros entre as caixas para não haver briga. Abraço

Eu desenvolvi, alguns modelos de colmeias, onde se mantem a temperatura ideal, para as abelhas no período do inverno e as abelhas jatai tiveram uma aceitação de 100%, nas novas colmeias, a unica divida e sobre a distancia uma das outras.

Abelhas Jataí precisam de 3 metros de distância entre as caixas para não ter problema. Muitas pessoas usam distâncias menores e dizem que não ocorre problemas, porém provavelmente um dia vai acontecer.

Bom dia.o lugar que coloquei a caixa recebe sol de manhã.mais ou menos as 9 hs.depois vai se deslocando.posso deixar la?

Olá Valeria, o ideal é não pegar sol diretamente na caixa pois irá aquecer muito a colônia. O melhor seria se você conseguisse dar uma quebrada neste sol. Abraço!

Uma pergunta.
O espeço entre caixas de Jataí é de 03 metros
O espaço entre caixas de Mandaçaia é de 20 cm
Pergunta: No espeço entre caixas de Jatai posso preencher com caixas de Mandaçaia?

João Castelo

Achei jataí no muro da minha casa, queria transferir elas direto para uma caixa (sem passar pela fase da isca pet) tem como? Coloco o atrativo dento da caixa? Com quantos módulos começo? Outra dúvida, se eu colocar a caixa com atrativo perto deste ninho de jataí, é mais provável que elas se mudem ou outras colmeias podem chegar e brigar com elas?

Ola Geovana, Primeiramente retirar uma colônia de um muro é um procedimento um pouco complexo e exige experiência. Outra coisa, só se deve retirar se a colônia esta sofrendo algum risco, como por exemplo a derrubada do muro. Te recomendo armar iscas para fazer capturas, pode armar a uns 10 metros desta colônia no muro e torcer para capturar. Esta colônia nunca vai se mudar deste muro, ela pode enxamear e formar uma nova colônia e possivelmente seja em alguma isca sua. Abraço!

Tenho um terreno de mais de 1 hectare e tem muita espécies árvores como goiabeira , jaqueiras , e muita aroeiras , e estou maravilhado com as as abelhas sem ferrão , não tenho nenhuma ainda , como estou passando por problemas de saúde e psicológico e meu trabalho que é em alto mar está contribuindo com isso pensei em largar tudo e voltar pra roça e criar as pequenas .
A minha pergunta é; é viável a meliponicultura como negócio? Por favor não me entenda mal , mais eu teria que sair da cidade para investir na roça onde nasci e eu ainda tenho filhos pra criar então gostaria de saber se alguém consegue se sustentar de meliponicultura , desde já agradeço qualquer informação.

Olá Paulo, a meliponicultura comercial ainda esta em fase inicial, nem legislação definitiva ainda tem. Então viver da meliponicultura ainda é um pouco complicado e necessita bastante tempo e experiência. Abraço e melhoras!

Olá Rafael, eu estou interessado em começar a criar abelhas para ter uma renda extra, e fiquei interessado nas ASF, hoje em 2022 tem mercado para venda dos produtos dessas abelhas, ou apenas as apis tem mercado?

Muito top seus artigos… parabéns! Capturei uma Jataí recentemente, e tenho 2 mirins na parede da minha casa… são lindas… abraços

boa noite Rafael
Sou iniciante neste mundo da meliponicultura
tenho apenas jatai
estava pensando em adquirir alguns enxames
eu sou de Casa Branca, interior de Sao Paulo
uma cidade bem pequena, 30 mil abitantes
minha duvida é
referente a criar dentro da cidade, da certo ?
meu pai é criador de apis a muitos anos
e me fala sempre que ter elas ali nao daria certo
oque me diz ?

muito obrigado

olá Matheus, da certo sim, abelhas nativas se dão muito bem em áreas urbanas. Algumas especies mais do que as outras, mas no geral todas podem ser criadas na cidade sim. A grande maioria dos meliponicultores são de área urbana.

ola, jatai com jatai qual a distancia e jatai com bora, e asf com aps qual a distancia.grato

Olá Joaquim, Jataí com qualquer espécie de abelha, deve-se respeitar no mínimo 3 metros de distância. Para Apis, recomendo ser bem longe para que não haja brigas no manejo de ambas.

Ola,
Sou novato na meliponicultura , tenho lido bastante sobre o assunto , mas tenho certas dúvidas que não encontro a resposta.
Como por exemplo:

Estou instalando o meu meliponario (área urbana) em um muro da minha residência. O muro possui 21 metros. Neste muro coloquei as minhas caixas de jatais com espaçamento entre elas de 3metros.

A dúvida é, neste espaço entre as caixas de jatais, que é de 3 metros, posso colocar caixa de mandaçaia e uruçu amarelo?

Outra dúvida é, qual a distância mínima para deixar entre as espécies mandacaia e uruçu amarelo?

Obrigado desde já. Sou fã da página.

Olá Thyago. No caso das jatais você nao pode colocar nenhuma outra abelha entre elas. Quanto a mandaçaia e uruçu, é preferível separa-las para evitar brigas.

Boa noite eu sou Edivan carneiro igarapé grande MA estou iniciando no seguimento e quero criar uruçus cinza amarela nordestina mas só uruçus e gostaria de saber qual a distância correta entre um toco e outro.obrigado de já agradeço

Bom dia sou o Walter estou muito feliz em conhecer a meliponicultura ,e conhecer vocês também tenho 6 cx de Jataí adiquirida por isca no meupróprio quintal quando devo colher de mel em 1 ano enchame forte um forte abraço

Aqui no RN tá listado 05 variedades ;
Jatai.
Jandaira.
Uruçu.
Marmelada. Posso ter as 05 variedades próximas ? Todas são boas produtoras de mel ?
Rajada.

Rafael , queria fazer meu meliponario aproveitando a parede de uma casa aqui no meu sitio , fica voltado para o poente, a casa tem mais de 3 mts de altura e queria usar telhas eternite e abaixo do telhado original e sem colar na parede , evitar lagartixas da casa velha , isso é válido ? Queria usar tábuas de pino para as prateleiras, elas tem 3,00 mts de comprimento por 0,30 de largura , faria 03 andares , deixando entre elas 0,60 cm é de altura entre elas é ideal? Se eu aprender e desenvolver , faria outro módulo, conto suas orientações, obrigado.

Tenho varias caixas de jatai esparramadas pelo terreno.
Tenho visto meliponários com várias caixas.
Como trazer as caixas para um mesmo espaço ?

Olá, há arapuás no alto da árvore de canela aqui em casa, queria transpor elas para uma caixa para ter um controle. Como posso fazer esse remanejo ou criação de nova colônia a partir dessa já instalada naturalmente?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.