Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão

Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão que Garantam a proteção do ninho, Otimizam o processo de divisão de colônias e Facilitam a coleta do mel.

Modelos de caixas para abelhas sem ferrão – Considerando a grande diversidade de espécies de abelhas sem ferrão, a escolha de um modelo único para criar todos os tipos de abelhas é inviável. Sendo assim necessário para cada espécie ajustes no modelo e/ou tamanho das caixas. O que depende diretamente da biologia de cada tipo de abelha sem ferrão criada.

Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão

Entre os Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão utilizados para a meliponicultura, é possível separar dois grupos principais. O das caixas horizontais e o das caixas verticais.

Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão Horizontais

As caixas para abelhas sem ferrão horizontais são as mais tradicionais no Brasil. Também são chamadas de caixotes por serem quadradas ou retangulares e ocas, sem nenhuma divisória interna.

Caixa horizontal modelo Huberto Bruenung
Caixa horizontal modelo Huberto Bruenung

Este modelo de caixa possui um manejo um pouco mais complicado. Portanto pensando nisso foram desenvolvidas as caixas para abelhas sem ferrão verticais.

Modelos de Caixas para abelhas sem ferrão verticais – INPA, AF, JCW

Caixas INPA

O modelo base de caixa vertical proposto pelo professor angolano Virgílio Portugal Araújo, em 1955, segue o padrão natural das colônias nos ocos de árvores na natureza. Portanto o ninho com as crias fica na parte de baixo e o armazenamento de alimento na parte de cima.

A partir do modelo base, o pesquisador e meliponicultor Fernando Oliveira desenvolveu uma colmeia conhecida como “Fernando Oliveira”, ou “Caixas INPA”. Pois o desenvolvimento ocorreu durante o período em que ele trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O modelo Caixas INPA é composto por quatro módulos dispostos verticalmente: o fundo ou ninho, a divisão ou sobreninho, projetados para abrigar o ninho. A melgueira, espaço destinado para as abelhas armazenarem mel. E a tampa.

A descrição dos módulos e as medidas para confeccionar uma caixa INPA podem ser conferidas em nossa página sobre Caixas INPA.

Caixa Modelo INPA
Modelos de Caixa para Abelhas sem Ferrão –  INPA

Caixas AF Inteligente

Outro modelo de caixas para abelhas sem ferrão foi proposto pelo meliponicultor Ailton Fontana que desenvolveu a Caixa de Jataí AF inteligente. O nome é em referência ao nome de seu próprio apiário, Apiário Flamboyant.

A caixa de jataí AF inteligente foi desenvolvida para facilitar a divisão de enxames e colheita de mel. Assim a caixa consiste em uma estrutura vertical onde internamente é dividida por gavetas que dividem o ninho, sobreninho e melgueiras.

Caixa AF Inteligente
Caixa AF Inteligente

Esta caixa foi desenvolvida especialmente para criação de abelhas jataí pois elas se desenvolvem muito bem neste tipo de caixa. Algumas Mirins e Iraís também podem ser criada neste tipo de caixa.

Nossa página sobre Caixa de Jatai AF Inteligente detalha as medidas da caixa e como confecciona-la.

Caixas JCW

As caixas JCW foram desenvolvidas pelo meliponicultor José Carlos. O modelo JCW basicamente segue o modelo das caixas INPA. A diferença fica na disposição da melgueira, no modelo de caixas INPA a melgueira fica a cima do sobre ninho enquanto que no modelo JCW a melgueira fica ao lado do ninho.

Caixas JCW
Caixas JCW

Materiais das Caixas para abelhas sem ferrão

De forma geral as caixas para abelhas sem ferrão são confeccionadas com madeiras. Portanto uma grande diversidade de madeiras pode ser utilizada para essa finalidade como pinus, eucalipto entre outras.

É preferível a escolha de madeiras leves, pois são resistentes, com pouco ou nenhum cheiro. A escolha da madeira deve levar em conta a disponibilidade e o preço de cada região.

O uso do Pinus, madeira exótica amplamente cultivada no Brasil e de fácil acesso, é recomendado, uma vez que evita o uso das árvores nativas.

Apesar de não ser a mais resistente, a madeira de Pinus é leve, fácil de manusear, e com um valor muito atrativo. Pode ser protegida com pintura externa (verniz base de água ou verniz ecológico) para maior durabilidade.

Como escolher a Melhor Caixa para Abelhas sem Ferrão

Primeiramente, para escolher o modelo de caixa a ser utilizado deve ser observado três fatores principais:

1 – Clima da região de criação: Em regiões mais frias, como por exemplo na região sul, é recomendado utilizar caixas com espessura mínima de 4 cm. Assim as abelhas estarão em uma caixa com um melhor conforto térmico.

2 – Espécies de abelhas disponíveis na região: Quando a espécie para criação for escolhida, deve-se pesquisar o tipo de caixa que ela melhor se desenvolve nesta região.

3 – Objetivo da criação: O objetivo da criação faz uma enorme diferença na escolha do modelo de caixa. Assim se o objetivo for produção de mel, as caixas verticais trazem melhores resultados.

Comprar Caixas para Abelhas sem Ferrão

Muitas pessoas e empresas produzem estas caixas para abelhas sem ferrão para venda. Pesquise no mercado livre ou até mesmo na OLX. Você também pode ir direto ao site do vendedor para fazer sua compra de caixas para abelhas sem ferrão.

2 Comentários


  1. criar abelhas nativas é ser amante da natureza pois elas pois elas por uma determinação divina exerci função importantíssima para a humanidade nos fornecendo cera propolis polem mel e polenizacao da maioria dos nossos alimentos vamos incentiva as pessoas a preservar e criar abelhas natvas pois com os dematamentos elas estam desaparecendo mais podemos criar em nossas varandas e quintal abraços a todos,

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.