Reprodução, enxameagem e ciclo de vida – Processo pelo qual as colônias de abelhas sem ferrão se reproduzem. Todos os detalhes do ciclo de vida das abelhas.
Reprodução, enxameagem e ciclo de vida – A enxameagem é o processo pelo qual as colônias de abelhas sem ferrão se reproduzem. É importante destacar que o processo está relacionado à reprodução da colônia como um todo, não de uma única abelha.
Geralmente ocorre por conta da superpopulação da colônia, e está associado a um contexto de generosa oferta de alimento (pólen e néctar) no ambiente.
A enxameagem tem início quando algumas abelhas operárias deixam a “colônia-mãe” para buscar um lugar adequado para a construção de um novo ninho.
A matéria-prima para a construção da nova moradia é retirada da colônia original e, assim, “colônia-mãe” e “colônia-filha” permanecem vinculadas por algumas semanas.
Concluída a organização da nova moradia, parte das abelhas operárias e uma rainha virgem migram para o local. A rainha virgem é fecundada por um macho – geralmente de outra colônia – em um ritual conhecido como “vôo nupcial”.
Uma vez fecundada, a rainha – agora poedeira – retorna ao ninho, estabelecendo a rotina biológica de uma colônia estabelecida.
A atividade de postura da rainha dá vida a todas as abelhas existentes em uma colônia. O processo de nascimento de uma abelha é iniciado com a construção das células e favos de cria, passando, a seguir, pelos seguintes passos:
No vocabulário dos meliponicultores, os favos de cria na fase de ovo até pré-pupa são chamados de “cria verde” ou “postura”, enquanto os favos na fase de pré-pupa até abelha adulta são chamados de “cria madura” ou “cria nascente”.
O processo de desenvolvimento de uma abelha sem ferrão, desde o ovo até a abelha adulta, dura aproximadamente 40/45 dias, variando de espécie para espécie. Este período costuma ser um pouco mais longo para os machos e pouco mais curto para as rainhas virgens.
Após sair das células (emersão), operárias e rainhas virgens vivem em média 50/55 dias. As rainhas, entretanto, depois de tornarem-se rainhas poedeiras, vivem de um a três anos.
45 respostas em “Reprodução, enxameagem e ciclo de vida”
OTIMAS INFORMAÕES, SOU APAIXONADO POR ABELHAS SEM FERÃO…
Obrigado amigo, Abraço!
Parabéns pelo post….. tenho algumas espécies de ASF
Obrigado amigo, abraço.
Não entendi, o ciclo desde larval até adulta são +- 45 dias, e após sair das celular 50 ou 55, fiquei sem saber qual o tempo real de vida dessa abelhinha
Olá Ivan, isso mesmo, desde quando a rainha coloca o ovo na célula de cria até o nascimento são em torno de 45 dias. Após o nascimento da abelha, ela vive em torno de 50-55 dias.
É como se fosse um pintinho 🐥 dentro do ovo 🥚.
Ele fica 21 dias chocando.
Depois que nasce dura 45 dias. (pq já tá gordo pra comer) *Isso os frango 🐔 de granja
Eu tbm to com uma dúvida, com quantos dias a princesa de Mandaguari Preta nasce “sai” da realeira? Gostaria de saber, pois tenho uma realeira e n quero q a princesa vá embora, pretendo usa-la na divisão.
Olá Jefferson. Da postura até o nascimento da abelha são cerca de 40 dias.
Qual é o melhor horário para abrir um enxame p inspeção?
Olá Gabriel, o melhor horário sempre é no momento mais quente do dia, para evitar que desequilibre a temperatura interna da caixa.
Olá, perdi praticamente todas as campeiras de meu enxame de Mandaçaia, mas tenho dous módulos cheios de postura e algumas abelhas novas ma nenhuma aguardando o enxame, posso mantelas fechadas por quantos dias? Para que as abelhas novas fiquem adultas? Não tenho outra para adição de campeiras.
Olá Alcionir. Você pode deixar elas fechadas por uns 5 dias, depois você abre e observa se vai haver campeiras.
Tenho 9 enxames (caixas) de abelhas Jataí, gostei muito destas informações.
Gostaria de saber como se pode previnir os ataques de outros enxames, que tentam tomar os ninhos consolidados, provocando uma guerra genocida entre milhares de abelhas Jataí que sucumbem morrendo entrelaçadas umas nas outras.
Tenho usado um paliativo montando armadilhas para capturar as invasoras, porém não está sendo suficiente.
Olá Manoel. Abelhas Jataís são muito territorialistas então você não pode ter colônias perto uma das outras. O recomendado é no mínimo 3 metros de distância entre elas, assim diminui as chances de conflitos.
Pensando em consanguinidade, quando ocorre uma enxameagem natural, no voo nupcial muitos zangões de outros enxames podem fecundar a rainha virgem, e no caso da multiplicação de enxames, a rainha virgem que nasce daquele enxame fruto da multiplicação também faz o voo nupcial?
Olá Isaac, sim, o ritual é o mesmo.
Olá, vi duas das minhas abelhas jatai carregando uma pulpa (uma abelhinha branca mal formada) e as duas brigando por ela, acho que uma delas queria se desfazer da pupa e a outra que venceu a briga levou a pupa de volta para o ninho. O que pode ser isso? A pulpa parecia estar morta, mas não tenho certeza. Será que estão com algum problema?
Olá Priscila. É normal ver abelhas carregando abelhas nesta fase de desenvolvimento. Alguma coisa houve com esta abelha, mas nada para se preocupar…
Olá! Parabéns pela publicação! Uma dúvida: vejo as minhas abelhinhas saindo da caixa com um cerume escuro, significa que estão levando para um novo ninho ou só estão tirando o “lixo” mesmo.. e se tem como diferenciar se for um dos casos.
Olá Almir. Quando as abelhas estão tirando pelas corbículas, estão levando para outro ninho. Quando estão saindo na boca, é lixo.
Rafael , quando vou saber dessas coisas só em olhar , saber a hora de dividir , se elas entre elas brigam, pegar o espírito de criador de absf ? Tenho lido muito , visto alguns vídeos , más as vezes me vejo perdido, a coisas não são simples. Help.
Olá Agenor. Se você esta lendo os artigos do site, já tem uma ótima base. A experiência vem com o tempo de criação. Por isso te recomendo começar com uma colônia apenas até entender como funciona todo o ciclo das abelhas. Depois você pode aumentar seu plantel tranquilamente.
Boa tarde amigos !
Tenho uma dúvida que ainda não foi sanada.
Quanto tempo uma colônia de abelhas trigoniformes consegue viver sem rainha ?
Olá Nilson. Difícil estimar, a colônia vai definhando até não sobrar mais abelhas vivas.
Opa! Fiz uma transferência de jandaira a 20 dias da árvore para a caixa e estou notando que tem MT lixo delas , MT abelhas mortas , e os bombom de polem alguns está criando larva de moscas, por um momento tô sentindo que o exame está diminuído ! Mais vejo que já está criando um disco novo ou seja está se desenvolvendo ! A pergunta é se isso é normal no início
Olá Josean. Primeiramente não se deve remover colônias de árvores salvo casos e extrema necessidade onde a colônia corre algum perigo. Não é normal, a colônia esta com algum problema e não esta conseguindo se defender, provavelmente ira morrer em pouco tempo.
Bom dia. Na hora de confeccionar os bombons de pólen, precisa tomar cuidado para que mosca não pouse na massa e faça postura. O ambiente deve ser bem limpo, para se evitar possíveis problemas como o aparecimento cas larvas das moscas.
Pegou forideo. Vc tem 24h ou ela morre
Como a vida de uma abelha Rainha é estimada de 1 a 3 anos, o que acontece com o enxame aquando a Rainha morre?
Olá Deusadete. Outra rainha é eleita.
Achei muito importante essa informação
Como cuidar das abelhas sem ferrão estou começando estou com três enchame duas estão na isca pet
Olá… obrigado pelas informações
Ganhei um colmeia de um amigo, mas está em péssimas condições… estava no tempo e em local com poucos recurso… a cerca de 01 mês está em casa… no jardim, local coberto e com sol pela manhã… essa condição é ideal? Mesm9 assim o enxame está bem fraco, vejo sempre de 01 a 3 abelhas sobrevoando e as vezes não abre… como devo proceder?
Olá Filipe. Sim, esta condição é boa. Leia nosso artigo sobre Alimentação das Abelhas para saber como proceder na suplementação das abelhas.
Bom dia, quantos dias devo deixar uma caixa de mandaçaia em um lugar provisório até ela esquecer do lugar de origem?
Olá Victor. Pelo menos 30 dias.
Bom dia, procurei e não consegui encontrar o número de indivíduos de uma colônia de ASF. Por favor se conseguir me responder fico grato.
Muito obrigado
Olá Carlos. Vai depender da espécie.
Quanto tempo demora para as jatais concluirem um ninho e darem condições para divisões. Dorival
Olá Dorival. Não tem um tempo certo, cada colônia tem seu tempo de desenvolvimento. Mas não te recomendo fazer divisão desta espécie, pois não vale a pena, a captura é mais simples.
Olá!
Tenho um enxame de bugia (uruçu amarela) e gostaria de fazer a divisão. Todavia, tenho a seguinte dúvida: na minha região nunca localizei essa espécie na natureza, no caso de fazer a divisão como posso ter certeza que haverá zangões para fecundar a princesa? Pergunto isso porque nas inspeções que faço na caixa não observo zangões. Muito obrigado. Att Fabricio
Olá Fabricio. Por este motivo que não é recomendado fazer a divisão com menos de 3 caixas da mesma espécie.
A princesa faz vôo nupcial e é fecundada pelo zangão. Essa rainha tem 3 anos de vida fazendo postura e é fecundada uma única vez ou ocorre outros cruzamentos?
Olá Daniel. Ocorre uma única vez.
Cara você é xou de bola meu amigo 👏