Como fazer Atrativo para Abelhas

Como fazer Atrativo para Abelhas – Veja como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão e Apis Mellifera e potencializar as capturas de enxames de abelhas.

Como fazer atrativo para abelhas – Um bom atrativo colocado em uma isca, potencializa as capturas de enxames de abelhas.

O atrativo para abelhas é uma das coisas importantes para obter sucesso nas capturas de enxames de abelhas. Portanto é muito importante caprichar na confecção da loção atrativa para as abelhas.

Faça parte do nosso Grupo de Whatsapp, Acesse o Link:

Faça parte do nosso Grupo de Telegram, Acesse o Link:

Faça parte do nosso Grupo do Facebook, Acesse o Link:

LEIA TAMBÉM NOSSOS ARTIGOS SOBRE:

Como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão – Materiais

Como fazer atrativo para abelhas - Geopropolis Abelha Mandaçaia
Como fazer atrativo para abelhas – Geopropolis Abelha Mandaçaia

Primeiramente vamos aos materiais necessários para realizar a confecção da loção atrativa para as abelhas. Portanto precisaremos de uma garrafa pet vazia, geoprópolis e/ou própolis e/ou cera de abelhas e o álcool.

A garrafa pet é o recipiente em que o geoprópolis e/ou própolis e/ou cera vão dissolver com ajuda do álcool.

O geoprópolis, própolis e a cera servem para deixar o odor característico de uma colmeia de abelhas assim atraindo as abelhas que estão procurando um novo lar para a isca pet.

O álcool serve para dissolver a cera, geoprópolis e o própolis, assim com a cera e própolis dissolvidos é possível “pintar” a isca pet por dentro deixando o cheiro característico de um local ideal para a instalação de um enxame. Utilize álcool 92,8, álcool de cereais ou até mesmo o Etanol. Estes três tipos de álcool funcionam muito bem.

Como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão – Medidas

Certamente quanto mais concentrada for a loção atrativa, melhor serão os resultados. Por isso, uma boa medida para se fazer o atrativo para as abelhas é utilizar 500g de geoprópolis, própolis e cera, diluídos em 1 litro de álcool. Como foi dito anteriormente, quanto mais concentrado melhor, então nada impede de você colocar mais materiais em 1 litro de álcool.

Como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão – Confecção

Misture a cera, geoprópolis, própolis e o álcool dentro da garrafa pet. Deixe a cera, geoprópolis, própolis em pequenos fragmentos, assim mais rápida será a diluição. Alguma pessoas trituram os materiais em um liquidificador velho para acelerar o processo. Durante 30 dias, agite a garrafa por 2 minutos diários para dissolver os materiais. Dependendo do tamanho dos fragmentos a loção pode levar menos tempo para ficar pronta.

Depois de 30 dias, a loção atrativa para abelhas nativas sem ferrão estará pronta para ser utilizada na confecção das iscas pet.

Loção Atrativa para Abelhas sem Ferrão
Loção Atrativa para Abelhas nativas sem Ferrão

Como fazer atrativo para abelhas Apis Mellifera – Materiais

Capim-Cidreira
Capim-Cidreira

Para confeccionar o atrativo para abelhas, precisaremos de uma garrafa pet, capim-cidreira e álcool.

A garrafa pet é o recipiente em que o capim-cidreira vai soltar o cheiro com ajuda do álcool.

O capim-cidreira, também chamado de capim-limão, capim-santo e erva-príncipe é o principal atrativo para abelhas apis melliferas. O cheiro do capim-cidreira funciona muito bem como atrativo para captura de abelhas apis melliferas.

O álcool serve para retirar o cheiro do capim-cidreira e assim que o cheiro estiver impregnado no álcool é possível utiliza-lo nas caixas isca deixando o cheiro característico de um local ideal para a instalação de um enxame. Utilize álcool 92,8, álcool de cereais ou até mesmo o Etanol. Estes três tipos de álcool funcionam muito bem.

Como fazer atrativo para abelhas Apis Mellifera – Medidas

O atrativo para abelhas apis mellifera não tem muito segredo. Um punhado de capim-cidreira e um ou dois litros de álcool.

Como fazer atrativo para abelhas Apis Mellifera – Confecção

Coloque o máximo possível de capim-cidreira dentro de uma garrafa pet e complete-a com o álcool. Durante 30 dias, agite a garrafa por 2 minutos diários para soltar todo o cheiro do capim-cidreira no álcool.

Assim, depois de 15 a 20 dias, a loção atrativa para abelhas estará pronta para ser utilizada na confecção das caixas iscas.

Loção Atrativa para Abelhas Apis Mellifera
Loção Atrativa para Abelhas Apis Mellifera

14 Comentários

  1. Boa tarde Rafael.
    Muito bom seu site ! Só um detalhe: no artigo “Como fazer Atrativo para Abelhas” na parte de fazer o atrativo para Apis tem o título “Como fazer atrativo para abelhas sem ferrão – Confecção” acho que você esqueceu de trocar “sem ferrão” para “Apis Mellifera”.
    Espero ter ajudado.

    Responder

  2. Posso colocar a loção atrativa de jataí diretamente na caixa de madeira (a caixa permanente)? A

    Responder

  3. Boa tarde, sou novo no ramo e seu site tem me inspirado e tirado as minhas dúvidas.
    Eu gostaria de Criar (Por enquanto) a abelha Jataí. Gostaria de saber se essa sua receita com o Geopropolis de Mandaçaia atrai exclusivamente as da especie Mandaçaia; De forma simplificada: Eu tenho que usar o geopropolis da especie que eu desejo atrair ou essa receita já atrai a Jataí?

    Outra dúvida: Onde posso encontrar normalmente esse geopropolis?
    Grato desde já, nobre amigo; Sucesso!

    Responder

    1. Olá Thomas, o atrativo é universal, pode capturar qualquer espécie independente se o material desta espécie esta no atrativo. O geoprópolis você só vai encontrar com que crie abelhas que produzem este material. recomendo procurar no mercado livre, muitas pessoas vendem, inclusive o atrativo já pronto. Boas Capturas, Abraço!

      Responder

  4. Ola tudo bem sou o junior de santo antonio da platina gostaria de saber qual epoca do ano colocar isca pra capturar jataí ?

    Responder

    1. Olá Junior, No sul do país, a melhor época é começar a instalar as iscas no meio do mês de agosto, para que no inicio da primavera as abelhas encontrem as iscas para enxameação. Abraço!

      Responder

  5. Boa tarde, obrigada por compartilhar seus conhecimentos, estou começando com a lindas sem ferrão, e toda hora pinta duvidas e mais duvidas,rsrsrsr ,dai… corro pra cá! obrigada

    Responder

  6. Bom dia Rafael
    Não posso passar o atrativo direto na caixa ? Pq usar a garrafa pet e depois transferir ?
    Obrigado

    Responder

    1. Olá Jorge, você pode usar direto a caixa para capturar abelhas, porém, é muito difícil de você conseguir colocar a caixa em um local adequado para captura, como por exemplo em uma árvore. Por isso que é utilizado as garrafas pet, pois são fáceis de pendurar e se camuflam na natureza com mais facilidade

      Responder

  7. Também pensei em usar a isca diretamente na caixa permanente. Sendo assim, devo passar a loção apenas no compartimento do ninho ou na caixa inteira? Ainda estou em dúvida se uso caixa INPA ou AF.