Categorias
Criação de Abelhas

Como fazer Atrativo para Abelhas

Como fazer Atrativo para Abelhas – Veja como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão e Apis Mellifera e potencializar as capturas de enxames de abelhas.

Como fazer atrativo para abelhas – Um bom atrativo colocado em uma isca, potencializa as capturas de enxames de abelhas.

O atrativo para abelhas é uma das coisas importantes para obter sucesso nas capturas de enxames de abelhas. Portanto é muito importante caprichar na confecção da loção atrativa para as abelhas.

Como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão – Materiais

Como fazer atrativo para abelhas – Geopropolis Abelha Mandaçaia

Primeiramente vamos aos materiais necessários para realizar a confecção da loção atrativa para as abelhas. Portanto precisaremos de uma garrafa pet vazia, geoprópolis e/ou própolis e/ou cera de abelhas e o álcool.

A garrafa pet é o recipiente em que o geoprópolis e/ou própolis e/ou cera vão dissolver com ajuda do álcool.

O geoprópolis, própolis e a cera servem para deixar o odor característico de uma colmeia de abelhas assim atraindo as abelhas que estão procurando um novo lar para a isca pet.

O álcool serve para dissolver a cera, geoprópolis e o própolis, assim com a cera e própolis dissolvidos é possível “pintar” a isca pet por dentro deixando o cheiro característico de um local ideal para a instalação de um enxame. Utilize álcool 92,8, álcool de cereais ou até mesmo o Etanol. Estes três tipos de álcool funcionam muito bem.

Como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão – Medidas

Certamente quanto mais concentrada for a loção atrativa, melhor serão os resultados. Por isso, uma boa medida para se fazer o atrativo para as abelhas é utilizar 500g de geoprópolis, própolis e cera, diluídos em 1 litro de álcool. Como foi dito anteriormente, quanto mais concentrado melhor, então nada impede de você colocar mais materiais em 1 litro de álcool.

Como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão – Confecção

Misture a cera, geoprópolis, própolis e o álcool dentro da garrafa pet. Deixe a cera, geoprópolis, própolis em pequenos fragmentos, assim mais rápida será a diluição. Alguma pessoas trituram os materiais em um liquidificador velho para acelerar o processo. Durante 30 dias, agite a garrafa por 2 minutos diários para dissolver os materiais. Dependendo do tamanho dos fragmentos a loção pode levar menos tempo para ficar pronta.

Depois de 30 dias, a loção atrativa para abelhas nativas sem ferrão estará pronta para ser utilizada na confecção das iscas pet.

Loção Atrativa para Abelhas nativas sem Ferrão

Como fazer atrativo para abelhas Apis Mellifera – Materiais

Capim-Cidreira

Para confeccionar o atrativo para abelhas, precisaremos de uma garrafa pet, capim-cidreira e álcool.

A garrafa pet é o recipiente em que o capim-cidreira vai soltar o cheiro com ajuda do álcool.

O capim-cidreira, também chamado de capim-limão, capim-santo e erva-príncipe é o principal atrativo para abelhas apis melliferas. O cheiro do capim-cidreira funciona muito bem como atrativo para captura de abelhas apis melliferas.

O álcool serve para retirar o cheiro do capim-cidreira e assim que o cheiro estiver impregnado no álcool é possível utiliza-lo nas caixas isca deixando o cheiro característico de um local ideal para a instalação de um enxame. Utilize álcool 92,8, álcool de cereais ou até mesmo o Etanol. Estes três tipos de álcool funcionam muito bem.

Como fazer atrativo para abelhas Apis Mellifera – Medidas

O atrativo para abelhas apis mellifera não tem muito segredo. Um punhado de capim-cidreira e um ou dois litros de álcool.

Como fazer atrativo para abelhas Apis Mellifera – Confecção

Coloque o máximo possível de capim-cidreira dentro de uma garrafa pet e complete-a com o álcool. Durante 30 dias, agite a garrafa por 2 minutos diários para soltar todo o cheiro do capim-cidreira no álcool.

Assim, depois de 15 a 20 dias, a loção atrativa para abelhas estará pronta para ser utilizada na confecção das caixas iscas.

Loção Atrativa para Abelhas Apis Mellifera

46 respostas em “Como fazer Atrativo para Abelhas”

Boa tarde Rafael.
Muito bom seu site ! Só um detalhe: no artigo “Como fazer Atrativo para Abelhas” na parte de fazer o atrativo para Apis tem o título “Como fazer atrativo para abelhas sem ferrão – Confecção” acho que você esqueceu de trocar “sem ferrão” para “Apis Mellifera”.
Espero ter ajudado.

Posso colocar a loção atrativa de jataí diretamente na caixa de madeira (a caixa permanente)? A

Boa tarde, sou novo no ramo e seu site tem me inspirado e tirado as minhas dúvidas.
Eu gostaria de Criar (Por enquanto) a abelha Jataí. Gostaria de saber se essa sua receita com o Geopropolis de Mandaçaia atrai exclusivamente as da especie Mandaçaia; De forma simplificada: Eu tenho que usar o geopropolis da especie que eu desejo atrair ou essa receita já atrai a Jataí?

Outra dúvida: Onde posso encontrar normalmente esse geopropolis?
Grato desde já, nobre amigo; Sucesso!

Olá Thomas, o atrativo é universal, pode capturar qualquer espécie independente se o material desta espécie esta no atrativo. O geoprópolis você só vai encontrar com que crie abelhas que produzem este material. recomendo procurar no mercado livre, muitas pessoas vendem, inclusive o atrativo já pronto. Boas Capturas, Abraço!

Ola tudo bem sou o junior de santo antonio da platina gostaria de saber qual epoca do ano colocar isca pra capturar jataí ?

Olá Junior, No sul do país, a melhor época é começar a instalar as iscas no meio do mês de agosto, para que no inicio da primavera as abelhas encontrem as iscas para enxameação. Abraço!

Boa tarde, obrigada por compartilhar seus conhecimentos, estou começando com a lindas sem ferrão, e toda hora pinta duvidas e mais duvidas,rsrsrsr ,dai… corro pra cá! obrigada

Bom dia Rafael
Não posso passar o atrativo direto na caixa ? Pq usar a garrafa pet e depois transferir ?
Obrigado

Olá Jorge, você pode usar direto a caixa para capturar abelhas, porém, é muito difícil de você conseguir colocar a caixa em um local adequado para captura, como por exemplo em uma árvore. Por isso que é utilizado as garrafas pet, pois são fáceis de pendurar e se camuflam na natureza com mais facilidade

Também pensei em usar a isca diretamente na caixa permanente. Sendo assim, devo passar a loção apenas no compartimento do ninho ou na caixa inteira? Ainda estou em dúvida se uso caixa INPA ou AF.

Rafael Boa tarde eu consigo atrair abelhas sem ferrão usando atrativo com própolis de apis com álcool? Obrigado abç

ola Rafael !eu sou novo aqui adorei o seu canal…muito obg. Eu sou do nordeste e queria saber qual epoca eu posso usar a isca?

Bom dia amigo.Eu quero saber se a caixa para jataí pode ser compartimento único ou tem que ter uma divisória para separar o ninho e sobreninho agradeço se for atendido.Um abraço.

Olá Rafael. Por que você não recomenda a divisão da espécie Jataí? Estava contando que essa seria uma boa estratégia para ampliar o número de colmeias… Obrigado e parabéns pelo site.

Olá André, eu não recomendo divisão de abelhas jataí por conta de que são abelhas com baixo exito em divisões por necessitarem de realeira e também por serem muito fáceis de se capturar. Então não vejo necessidade de arriscar enfraquecer um colonia forte em uma divisão que não se sabe se vai vingar.

BOa tarde estou querendo começar com a criação, tenho aqui em casa no tijolo como faço para tira- las do tijolo e colocar na caixa obrigado

Olá Amarildo, qual espécie que esta neste tijolo? Te recomendo não retirar ela dai, o procedimento necessita experiência. É melhor você ter uma colônia enxameando naturalmente todo ano ai perto de você. Abraço!

Boa noite, é possível usar o geopropolis da abelha limão pra capturar outras nativas? Tenho uma caixa tomada,vi o própolis e achei que poderia fazer atrativo com ele.

Olá Lucas, Não tenho certeza se funciona, mas já ouvi pessoas falando em utilizar a cera da abelha limão para produzir atrativo. Faça o teste e depois nos conte se obteve sucesso. Abraço!

Estou querendo criar abelha Jataí. Mas tenho algumas dúvidas. A criação da abelha Jataí é um hobby ou posso estar tirando mel? Se posso tirar o mel, eu acho que as caixas com divisórias vai facilitar a minha vida. Pode me dar uma explicação a respeito deste assunto?Obrigado amigo

Olá Marcio, você pode criar suas abelhas como hobby e também colher mel. Basta não deixar faltar alimento para elas, não retirando todo o mel e/ou alimentando artificialmente quando necessário. Sim, as caixas com divisórias, Caixas INPA, ajudam no manejo e coleta de mel. Abraço!

como devo colocar o atrativo na isca , se eu colocar dentro o atrativo vai cair , como devo fazer

Olá Yuri, você deve “sujar” toda a isca por dentro com o atrativo e escorrer o excesso. O atrativo vai ficar grudado nas paredes internas da isca pet. Abraço!

Sou Jeremias posso usar própolis de abelha europa para fazer o atrativo

Oiii boa tarde eu posso atraii. As abelhas com ferrão só com capim santo o tem q colocar mesmo o álcool e se eu colocar o capim santo o litro pet eu tampo o litro o deixo aberto

Olá Joana, você deve deixar o capim santo mergulhado em álcool para soltar o cheio no álcool e posteriormente utilizá-lo em uma caixa isca. Você deixa o capim e o álcool em uma garrafa pet fechada por 15 dias, e você deve chacoalhar a pet todos os dias para acelerar o processo. Abraço

Boa tarde!
minhas abelhas jatai foram embora, como faço para capturar elas

Na parte mencionada sobre os tipos de álcoois usados para fazer o atrativo, o etanol é aquele de posto né? Digo o etanol comum?

Além disso, para abelhas nativas eu posso fazer uma mistura de cera de abelhas apis, capim cidreira e própolis? Posso ter resultados assim?

Oi, olha gostaria de criar abelhas por hobby e preservação, fiz iscas mas não deu certo, sou do RS então perdi a época mais indicada, se tentar com um atrativo específico fora de época tem alguma chance?

Oi, gostaria de saber se eu posso usar capim limão com álcool e extrato de própolis apis como atrativo, assim eu tenho chance de capturar abelhas nativas sem ferrão?
Moro no nordeste