Como Capturar Abelhas Nativas

Como Capturar Abelhas Nativas – Como fazer iscas para capturar enxames de abelhas sem ferrão.

Como Capturar Abelhas Nativas – A captura de enxames é feita através da utilização de iscas para capturar abelhas. As iscas são feitas utilizando garrafas pet ou caixas isca com loção atrativa para abelhas.
O grande segredo de como capturar enxames de abelhas está relacionado ao local de instalação da isca de captura.

Como Capturar Abelhas Nativas

As iscas pet são feitas com garrafas pet de 2 litros até 5 litros, dependendo da espécie de abelha sem ferrão. Assim para abelhas maiores como Mandaçaia, Uruçu entre outras, é recomendado iscas de 2,5 litros para mais. Por outro lado abelhas menores como Jataís, plebeias etc.. uma garrafa de 2 litros serve muito bem.

Como Capturar Abelhas Nativas – Isca pet – Materiais

Como Capturar Abelhas Nativas sem Ferrão - Materiais Isca Pet
Como Capturar Abelhas Nativas sem Ferrão – Materiais Isca Pet

Primeiramente é preciso reunir os materiais para a confecção da isca pet:

Como Capturar Abelhas Nativas – Isca pet – Confecção

A garrafa pet deve estar bem lavada sem nenhum cheiro para poder receber o atrativo. Coloque um pouco de atrativo dentro da garrafa e espalhe por toda a parte interna. Assim deixe secar bem para evaporar o álcool do atrativo.

Enrole a garrafa com três folhas de jornal, utilize a fita adesiva para prender o jornal na garrafa. O jornal serve para que não passe luz para dentro da garrafa e também para o conforto térmico do enxame.

Por fim, coloque a garrafa dentro de um plástico preto para o interior da garrafa ficar completamente escuro. Pode ser utilizado sacos de lixo preto ou também sacos para toner que são fáceis de encontrar par vender pela internet.

Por fim você pode colocar uma mangueira dobrada ou um cano no bocal da garrafa. Assim auxilia o enxame a construir a sua entrada característica. Apenas furando a tampa da garrafa, também funciona.

Como Capturar Abelhas Nativas – Isca Tetra Pak

Além disso é possível fazer uma isca para capturar enxames de abelhas sem ferrão com caixas de leite tetra pak. Geralmente utilizada para capturar abelhas menores por conta de seu volume ser de apenas 1 litro.

A grande vantagem da utilização de isca Tetra Pak é de que o isolamento térmico e de luz já esta pronto na caixa. Então você só vai ter o trabalho de passar o atrativo dentro da caixa tetra pak.

Como Capturar Abelhas Nativas - Isca Tetra Pak
Como Capturar Abelhas Nativas – Isca Tetra Pak

Como Capturar Abelhas Nativas – Caixa isca

Portanto mais uma maneira de fazer isca para capturar abelhas sem ferrão é utilizando uma caixa isca. Este modelo geralmente é utilizado quando o local onde vai ser feita a captura é na propriedade do meliponicultor. Portanto podemos ter dois tipos de caixa isca, caixas novas e caixas que foram feita alguma transferência recente.

Caixas novas necessitam que seja passado o atrativo internamente. As caixas reaproveitadas geralmente já possuem o cheiro característico impregnado. Assim não é preciso passar o atrativo nela.

Como Capturar Abelhas Nativas – Instalando Iscas

Para potencializar as chances de captura, a instalação da isca pet para capturar enxames de abelhas deve ser feita em uma árvore de tronco grosso. A um metro de distância do chão sem incidência de sol.

Esta é a posição perfeita para capturar enxames de abelhas sem ferrão de todas as espécies. Borrifar atrativo de abelhas sem ferrão na isca instalada também aumentam as chances de captura.

As iscas instaladas devem ser periodicamente visitadas para verificar se algum enxame foi capturado. Caso seja verificada a movimentação de abelhas na isca, deve-se aguardar de 30 a 60 dias para fazer a transferência desta captura.

Este é o período em que o enxame capturado na isca possui dependência de recursos do enxame mãe. A observação de entrada de pólen na isca é um sinal de que o enxame esta consolidado e estocando alimento.

Caso nenhuma captura seja observada, retoque o atrativo com o borrifador na parte externa da isca e aguarde a próxima visita periódica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.