Categorias
Criação de Abelhas

Como Capturar Abelhas Nativas

Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão

Como fazer iscas para capturar enxames de abelhas nativas sem ferrão.

Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão – A captura de enxames é feita através da utilização de iscas para capturar abelhas. As iscas são feitas utilizando garrafas pet ou caixas isca com loção atrativa para abelhas.

O grande segredo de como capturar enxames de abelhas está relacionado ao local de instalação da isca de captura.

Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão

As iscas pet são feitas com garrafas pet de 2 litros até 5 litros, dependendo da espécie de abelha sem ferrão. Assim para abelhas maiores como Mandaçaia, Uruçu entre outras, é recomendado iscas de 2,5 litros para mais. Por outro lado abelhas menores como Jataís, plebeias etc.. uma garrafa de 2 litros serve muito bem.

Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão – Isca pet – Materiais

Como Capturar Abelhas Nativas sem Ferrão – Materiais Isca Pet

Como Capturar Abelhas Nativas sem Ferrão – Materiais Isca Pet

Primeiramente é preciso reunir os materiais para a confecção da isca pet:

Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão – Isca pet – Confecção

A garrafa pet deve estar bem lavada sem nenhum cheiro para poder receber o atrativo. Coloque um pouco de atrativo dentro da garrafa e espalhe por toda a parte interna. Assim deixe secar bem para evaporar o álcool do atrativo.

Enrole a garrafa com três folhas de jornal, utilize a fita adesiva para prender o jornal na garrafa. O jornal serve para que não passe luz para dentro da garrafa e também para o conforto térmico do enxame.

Por fim, coloque a garrafa dentro de um plástico preto para o interior da garrafa ficar completamente escuro. Pode ser utilizado sacos de lixo preto ou também sacos para toner que são fáceis de encontrar par vender pela internet.

Você pode colocar uma mangueira dobrada ou um cano no bocal da garrafa. Assim auxilia o enxame a construir a sua entrada característica. Apenas furando a tampa da garrafa, também funciona.

Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão – Isca Tetra Pak

Além disso é possível fazer uma isca para capturar enxames de abelhas nativas sem ferrão com caixas de leite tetra pak. Geralmente utilizada para capturar abelhas menores por conta de seu volume ser de apenas 1 litro.

A grande vantagem da utilização de isca Tetra Pak é de que o isolamento térmico e de luz já esta pronto na caixa. Então você só vai ter o trabalho de passar o atrativo dentro da caixa tetra pak.

Como Capturar Abelhas Nativas – Isca Tetra Pak

Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão – Caixa isca

Outra maneira de fazer isca para capturar abelhas nativas sem ferrão é utilizando uma caixa isca. Este modelo geralmente é utilizado quando o local onde vai ser feita a captura é na propriedade do meliponicultor. Portanto podemos ter dois tipos de caixa isca, caixas novas e caixas que foram feita alguma transferência recente.

Caixas novas necessitam que seja passado o atrativo internamente. As caixas reaproveitadas geralmente já possuem o cheiro característico impregnado. Assim não é preciso passar o atrativo nela.

Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão – Instalando Iscas

Para potencializar as chances de captura, a instalação da isca pet para capturar enxames de abelhas deve ser feita em uma árvore de tronco grosso. A um metro de distância do chão sem incidência de sol.

Instalação isca pet para captura de abelhas nativas

Esta é a posição perfeita para capturar enxames de abelhas nativas sem ferrão de todas as espécies. Borrifar atrativo de abelhas sem ferrão na isca instalada também aumentam as chances de captura.

As iscas instaladas devem ser periodicamente visitadas para verificar se algum enxame foi capturado. Caso seja verificada a movimentação de abelhas na isca, deve-se aguardar de 30 a 60 dias para fazer a transferência desta captura para uma caixa.

Este é o período em que o enxame capturado na isca possui dependência de recursos do enxame mãe. A observação de entrada de pólen na isca é um sinal de que o enxame esta consolidado e estocando alimento.

Caso nenhuma captura seja observada, retoque o atrativo com o borrifador na parte externa da isca e aguarde a próxima visita periódica.

64 respostas em “Como Capturar Abelhas Nativas”

Olá.Como transfiro as abelhas da garrafa pet pra caixa definitiva?
Desde já Obrigado.

Olá qual ea receita de atrativo para Uruçu Amarela e também a Uruçu amarela tem em Nova Lima

Gostaria de saber como faço para as formigas não entrarem na minha isca, pois tentei várias vezes e sempre se cria um ninho de formiga

Tenho uma árvore muito frondosa e de caule muito grosso com uma fenda a meio metro do chao onde as abelhas estão recentemente formadas. Acontece que elas estão a 2 metros da casa e é passagem de pessoas e crianças. Como muda- las de lugar?

Olá! É possivel fazer a captura diretamente na caixa definitva?
Obrigado e parabens pelo site!

Existe alguma medida ou tipo de caixa que sirva para todas AS, uma caixa genérica?

Bom dia
Qual é a melhor época para captura de Tubuna?
Obrigada

Olá Cristina, a melhor época para captura tubuna ou qualquer outra espécie é na primavera e verão. Em estados que é calor o ano todo, as capturas podem ocorrer o ano todo. Abraço!

Tem dois enxames bem antigo aqui no sitio um em um tronco oco e seco e um no chão , posso retirar eles perante a lei ?

Olá Yuri, só é permitido o resgate de enxames em situação de risco. Este enxame no tronco oco poderia ser resgatado, porém recomendo fazer o resgate somente acompanhando de algum meliponicultor experiente, pois resgates nem sempre são simples de se fazer. A colônia do chão você não deve mexer, até porque deve ser uma espécie que não se adapta a caixas racionais como as outras. Abraço!

Salve Rafael no chão é um enxame de jataí tenho certeza e o do tronco também é , eles estão bem perto um do outro , em uma área aberta , não posso retirar o do chão mesmo sendo Jutaí e os transferindo para uma caixa uma ?

Certeza absoluta? Não é comum elas fazerem ninho no chão… Mas mesmo assim não te recomendaria retirar, se elas não estão em perigo não tem necessidade. Melhor fazer algumas iscas e tentar capturar. Abraço!

Olá! Ótima sua página, parabéns!
Estou começando e tenho uma dúvida. Leio muito sobre a distancia entre uma caixa e outra, mas nada vejo sobre as iscas Penso em espalhar iscas pelo meu quintal então, qual a distancia ideal entre uma e outra? Obrigada!

Olá Cristina, quanto a distâncias entre iscas, não existe um limite, pois você não sabe qual isca vai capturar. Portando você pode coloca-las próximas(1 ou 2 metros), caso uma delas capture, provavelmente na outra não irá capturar.

Ola! Rafael,

Para fazer o atrativo o álcool 92, 8% é obrigatório? Ou pode usar por exemplo 96%?

Boa tarde gostaria de saber como faço para transferir um início de colmeia elas estão fazendo no acabamento da churrasqueira entre o fogão a lenha em uma fresta mas quando for usar vai esquentar muito e tenho dó de matar elas com o calor

Bom dia Rafael.
Instalei 30 iscas em diversos locais. Todos em matas nativas. Fiz como ensinado aqui e em diversos videos visto no youtube. Comprei o atrativo do morada das abelhas e criar abelhas. Após 20 dias fui verificar e em nenhuma havia capturado! Será q estou sem sorte ou tem algo errado?

Olá. Parabéns pelo site. Quero iniciar captura de abelhas nativas. Estou no Pará, região amazônica. Morei em Florianópolis e tive abelhas mandacaias lá. Eu tenho ainda própolis que retirei da minha caixa de mandacaias. Esse própolis serve para fazer a isca? Como eu faço a isca se a resposta for sim?.

Obrigada

Boa tarde! Será que dá tempo de tentar fazer uma captura de jataí ainda? (20 de março)
Um amigo me disse que essa época era praticamente impossível pois as abelhas já pararam de enxamear.

Olá! Gostaria de saber se é possível capturar enchame de mandaguari-amarela em uma garrafa pet de dois litros, ou teria que ser maior que isso?

Estou gostando de acompanhar as matérias sobre abelhas sem ferrão tenho plano de em breve espalhar algumas armadilhas aqui no sitio, obrigado pelas várias dicas !!

Qual a melhor mês para capturar abelha uruçu ou Jataí no estado do Ceará?

Bom dia sou iniciante de Belo Horizonte tem uma abelhas pretinhas aqui e coloquei água açúcar e capim cidreira elas bebem e vão embora será se consigo capturar elas fiz iscas mas elas nem olham bebem. O xarope e somem o que devo fazer?

Posso colocar no quintal da minha casa ou preciso deixar em alguma mata?

Parabéns pelo site, excelente…
Informações úteis e certeiras…

Olâ, em meu quintal em sabarâ está florecendo uma jabuticabeira e fica repleta de abelhas variadas. Fica facil dr capturar jataí assim? Ponho a isca nesta arvore mesmo ou na arvore de manga que fica ao lado dela?

Olá! Caso eu monte uma isca para capturar ASF, existe a possibilidade de eu acabar capturando uma abelha com ferrão? Posso montar iscas no quintal de casa?

Olá Maurício, existe a possibilidade sim, mas é pouco provável. Você pode instalar as iscas em qualquer local, porém as chances de capturam aumentam seguindo as dicas desse artigo.

Tem uma rua longa com uma mata que sobe um barranco, achei algumas árvores grandes na beira da subida. Posso instalar iscas lá? É a única mata nativa que encontrei.

Coloquei atrativo de abelha sem ferrão em um ninho provisório de garrafa pet, corre risco de pegar abelha com ferrão?

Mas porque a garrafa pet? Eu não posso atrair o enxame direto para a caixa definitiva?

Olá Jose. Garrafa pet pela facilidade em colocar nos locais ideais para captura. Fica muito difícil colocar uma caixa em uma árvore e também como saber se a caixa será adequada para a espécie capturada?

Boa tarde! Espalhei iscas PET no meu quintal e algum tempo depois percebi que o pito de abertura de algumas delas estava tapado com uma cera escura.
Já tenho um enxame de jataí e coloquei as iscas a uns 30 metros de distância. Até agora não fiz nenhuma captura.
O que pode estar acontecendo? Será que foram as próprias abelhas que taparam as iscas PET?

Bom dia . Você sabe me dizer se existe uma árvore específica para instala as iscas pois instalei algumas no pé de jaca elas tem um tronco bem grosso pois é bem antiga será que vai funcionar?

Olá gostaria de saber se eu posso usar sacola preta ao invés de plástico preto

Bom dia Rafael , minha área aqui no sítio, apresenta uma vegetação meio pobre , a jurema é a árvore mais comum, numa vegetação quê não tem muita diversidade , é possível capturar abelhas ? Elas estão de passagem ou vivem na região ?

Esses atrativos vendidos em site são ideias para preparar minhas iscas ? O quê posso usar a mais nas garrafas pet ? Qual o prazo pra mim corrigir minhas iscas ? Porquanto tempo o atrativo tem capacidade de atrair as abelhas ?

Olá Agenor. Sim, pode usar esses atrativos que funcionam muito bem. Não vejo necessidade de recolocar atrativo na isca durante a mesma temporada, apenas de uma temporada para outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.