Como Capturar Abelhas Apis Mellifera

Como Capturar Abelhas Apis Mellifera – Como fazer iscas para capturar enxames de abelhas Apis Mellifera.

Como capturar abelhas Apis Mellifera

Como capturar abelhas Apis Mellifera – As capturas de abelhas apis mellifera, geralmente, são feitas com caixas iscas com atrativo de abelhas apis mellifera. Portanto são utilizadas caixas iscas de madeira como também de papelão com quadros, para facilitar a transferência para a caixa racional.

Existe duas maneiras de capturar enxames, atraindo enxames com caixas iscas ou capturando enxames migratórios.

Como Capturar Abelhas Apis Mellifera - Caixa Isca Papelão
Como Capturar Abelhas Apis Mellifera – Caixa Isca Papelão

Como capturar abelhas Apis Mellifera – Caixa isca – Materiais

Como capturar abelhas Apis Mellifera – Caixa isca – Confecção

A caixa isca deve ter no máximo a metade do tamanho da caixa racional. Assim facilita a transferência e o transporte depois da captura. E também deve comportar alguns quadros com cera alveolada para facilitar a criação dos favos quando o enxame chegar nesta isca.

Depois de colocado os quadros com cera alveolada, deve-se espalhar um pouco de atrativo por dentro da caixa. Assim o cheiro da atrativo vai atrair as abelhas apis melliferas para nidificarem nesta caixa.

Como capturar abelhas Apis Mellifera – Instalando Caixas isca

As iscas devem ser instaladas em árvores que são os locais preferidos das abelhas Apis Mellifera. Assim devem ser fixadas nos galhos em um local que seja de fácil acesso para o apicultor fazer a transferência após a captura.

O apicultor deve aguardar 1 semana para fazer a transferência de local da caixa isca para o apiário. E deve ser respeitado a regra de deslocamento para evitar a perda de campeiras. Ou seja, no máximo 2 metros de distância ou somente a cima de 2 quilômetros de distância.

Como capturar enxame migratório de abelhas Apis Mellifera

Outra forma de capturar abelhas Apis Mellifera é capturando enxames migratórios. Os enxames ficam parados em árvores em forma de caxo, aguardando um novo deslocamento. Assim basta colocar o enxame migratório dentro da caixa que as abelhas irão aceita-la como nova moradia. É muito importante colocar a rainha dentro da caixa, assim as campeiras irão entrar aos poucos na caixa.

Borrifar água quando as abelhas estão em forma de caxo ajuda a agrupar mais ainda as abelhas e facilita o manejo para coloca-las dentro da caixa.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.