O que é Meliponicultura

 O que é meliponicultura? Meliponicultura é a atividade de criação de Meliponíneos, popularmente conhecidas como Abelhas sem Ferrão. Especialmente dos gêneros Meliponas e Trigonas.

O que é meliponicultura? A meliponicultura tem como principal objetivo a produção de mel, própolis, pólen, resinas. Também, na produção e multiplicação de colmeias. Tanto para venda de enxames, melhora na polinização das plantas, para a preservação das espécies e conservação da biodiversidade.

O que é Meliponicultura - Principais Produtos
O que é Meliponicultura – Principais Produtos

História da Meliponicultura

A meliponicultura é uma atividade muito antiga, praticada pelos antigos povos indígenas que habitavam a América Latina, principalmente em países como Brasil e México. Os povos indígenas utilizavam seu mel que tem propriedades medicinais para curar diversos problemas de saúde, como resfriados e principalmente catarata.

Povos Nativos Criando Abelhas sem Ferrão
Povos Nativos Criando Abelhas sem Ferrão

Atividade Sustentável

A meliponicultura tem uma participação muito importante no desenvolvimento econômico, social e ambiental nas regiões onde a atividade é desenvolvida. Assim a meliponicultura é considerada uma atividade relativamente fácil de ser desenvolvida pelo fato de não ser necessário cuidados intensivos. E também por não necessitar um grande investimento na construção de um meliponário.

Os meliponários podem ser construídos tanto em áreas rurais como também em áreas urbanas. De preferência perto de locais onde hajam floradas e água.

O que é Meliponicultura - Meliponário
O que é Meliponicultura – Meliponário

Como começar na meliponicultura

Primeiramente a meliponicultura exige muito estudo prévio. Estamos lidando com seres vivos, por isso é muito importante o estudo. Portanto se você deseja iniciar na meliponicultura, estude bastante. Este site traz todas informações necessárias para iniciar na meliponicultura.

A meliponicultura é uma atividade muito prazerosa e gratificante. Portanto agora que você já sabe o que é meliponicultura e tem interesse em se tornar um meliponicultor, estude pelas sessões deste site. Assim você vai adquirir o conhecimento necessário para exercer esta atividade sem problemas. E por fim se possível em breve iniciar sua criação de abelhas sem ferrão.