Manejo de Colônias de Abelhas Nativas

Manejo de Colônias de Abelhas Nativas – Saiba qual a freqüência e procedimentos com que se deve examinar uma colônia de abelhas para avaliar seu desenvolvimento.

Manejo de Colônias de Abelhas Nativas – Uma dúvida muito comum entre os meliponicultores se diz a respeito ao manejo de colônias de abelhas nativas. Principalmente referente a frequência em que se deve abrir o enxame para avaliação.

Na verdade não existe uma frequência correta. Depende da espécie criada e dos objetivos da criação. E o mais importante, se o enxame é uma matriz ou uma divisão.

Muitos meliponicultores tem o receio de abrir as caixas para a avaliação do desenvolvimento. Muito por conta do dano gerado a cada abertura da caixa. Por isso é muito importante que seja utilizada uma caixa apropriada para a criação das abelhas nativas.

É recomendado a utilização de caixas que possuem divisão por alças. Assim dividem ninho da alimentação, como por exemplo as Caixas INPA que possibilitam uma maior frequência de avaliações do enxame.

Portanto a utilização de uma caixa apropriada e o cuidado no manuseio no momento da avaliação, preservam a  saúde e integridade do enxame.

Manejo de Colônias de Abelhas Nativas
Manejo de Colônias de Abelhas Nativas

Abrindo apenas o espaço da melgueira, o ninho não fica exposto as variações de temperatura. Vale lembrar que não se deve abrir a caixa com temperaturas baixas, o ideal é acima de 20 graus. No inverno, para realizar as revisões periódicas, as colônias podem ser levadas para um ambiente fechado com uma temperatura superior a temperatura ambiente.

Revisões Periódicas de Colônias

A frequência de verificação do desenvolvimento do enxame depende da situação do mesmo. Colônias mais fracas requerem uma maior atenção. Portanto é recomendado a revisão de 15 em 15 dias. Enxames mais fortes podem ser revisados a cada 30 dias. Vale lembrar que o meliponicultor deve ficar atento ao comportamento externo da colônia. Enxame com diminuição de atividade externa deve ser revisado com mais frequência para ser constatado o problema.

A seguir, serão apresentadas as principais atividades que o meliponicultor pode, ou deve, realizar no dia-a-dia de manejo das colônias.

Manejo de Colônias de Abelhas Nativas no Inverno

Com a chegada do inverno, o meliponicultor deve ficar atento e acompanhar o desenvolvimento dos enxames. Com a baixa florada do inverno a fonte natural de alimento das abelhas fica escassa e as vezes é necessária a intervenção do meliponicultor.

Enxames Matrizes – Manejo de Colônias de Abelhas Nativas

Alimentação

Enxames matrizes podem ter um bom estoque de alimentação coletada durante toda a época de florada. Assim não sendo necessária a alimentação artificial. As revisões periódicas irão determinar se o enxame necessita receber a alimentação complementar. Um indicativo é a observação de muitos potes de alimento abertos e sem alimento. Assim se faz necessário a introdução de alimentação artificial no enxame.

Deve ser oferecido 50 ml de alimentação artificial a cada três dias até que o enxame reabasteça os potes de alimento e tenha um bom estoque de alimento. Esta situação deve ser revisada a cada revisão periódica feita na colônia.

Caso o objetivo do meliponicultor seja a coleta de mel. A alimentação artificial deve ser interrompida 30 dias antes do inicio da florada para que o xarope não se misture ao néctar coletado pelas abelhas na natureza.

Ninho

É muito importante a verificação da postura da rainha. Esta verificação deve ser feita em uma menor frequência, de 45 em 45 dias, pois a abertura do invólucro do ninho gera um estresse muito grande na colônia. Assim se constatado a falta de postura significa que a rainha entrou em diapausa por conta da falta de oferta de alimento na natureza.

Esta situação é resolvida introduzindo alimentação artificial na colônia. Esta alimentação deve ser feita com 50 ml de xarope a cada 3 dias e um bombom de pólen por semana. Esta alimentação deve ser introduzida até ser observado o inicio de postura da rainha. Depois de contatada a retomada de postura a alimentação deve ser diminuída gradativamente.

Inimigos das Abelhas

Toda a revisão periódica deve ser observado se o enxame esta livre de forídeos entre outras pragas. Caso seja constatado a existência de algum invasor na colônia, deve ser tomadas as medidas necessárias para acabar com os inimigos naturais das abelhas.

Enxames Divisões – Manejo de Colônias de Abelhas Nativas

Alimentação

Enxames que foram divididos na primavera ou até mesmo no verão podem não ter conseguido estocar alimento suficiente para aguentar a escassez de florada do inverno. O meliponicultor deve ficar muito atento a estas colônias para garantir o desenvolvimento saudável do enxame. Nestes casos a alimentação com xarope e bombons de pólen é imprescindível.

A oferta de alimentação artificial para a colônia deve ser feita de acordo com a demanda necessária. Inicialmente ofereça 50 ml de xarope a cada 3 dias e um bombom de pólen por semana. Enquanto for observado que as abelhas continuam coletando o xarope do alimentador, ele deve continuar sendo oferecido. O mesmo vale para o bombom de pólen, que deve ser oferecido caso o bombom anterior esteja sendo consumido. É muito importante não deixar faltar o bombom de pólen, que é a principal fonte de alimento das abelhas novas.

Ninho

A postura da rainha deve ser monitorada para garantir a sobrevivência da colonia. Se o enxame tiver alimento estocado, a rainha fará a postura nas células de cria garantindo o ciclo de vida das abelhas.

Caso não seja verificada a existência de uma rainha e nem mesmo de discos de cria, deve-se pegar um ou dois discos de cria maduros de um enxame forte para introduzir nesta colônia. Assim uma princesa pode nascer dos discos nascentes e se tornar rainha da colônia. De 30 a 40 dias o enxame deve estar com uma nova rainha. Caso não seja observada nova rainha após este período, o procedimento deve ser repetido.

Inimigos das Abelhas

Colônias novas estão mais vulneráveis a ataques. É muito importante que em toda a revisão periódica, seja observado se há invasores na caixa. Uma isca contra forídeos é imprescindível nesta etapa da colônia.

Manejo de Colônias de Abelhas Nativas no Verão

Alimentação

Em estações com temperaturas mais elevadas a oferta de alimento da natureza é abundante. Assim não se faz necessário a alimentação artificial para as colônias. Exceto se for verificada o baixo número de campeiras em determinada colônia. Portanto deve-se alimentar somente enxames que não estão conseguindo coletar alimentação na natureza. Assim segue a mesma receita oferecendo 50 ml de xarope a cada três dias e um bombom de pólen por semana até ser verificada o aumento de movimentação na colônia.

Ninho

A postura da rainha também deve ser observada nas revisões periódicas. Em enxames fracos, para observar se a postura da rainha esta correta. E em enxames fortes, para observar se a colônia esta em ponto de divisão.

Inimigos das Abelhas

Sempre deve ser observado se há algum invasor no enxame. E tomada as devidas medidas contra inimigos das abelhas caso seja encontrado algum problema.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.