O que é Meliponicultura

O que é meliponicultura? Meliponicultura é a atividade de criação de Meliponíneos, popularmente conhecidas como abelhas sem ferrão, especialmente dos gêneros Meliponas e Trigonas.

O que é meliponicultura? A meliponicultura tem como principal objetivo a produção de mel, própolis, pólen, resinas e também, na produção e multiplicação de colmeias, tanto para venda e melhora na polinização das plantas quanto para a preservação das espécies e conservação da biodiversidade.

O que é Meliponicultura - Principais Produtos
O que é Meliponicultura – Principais Produtos

História da Meliponicultura

A meliponicultura é uma atividade muito antiga, praticada pelos antigos povos indígenas que habitavam a América Latina, principalmente países como Brasil e México. Os povos indígenas utilizavam seu mel que tem propriedades medicinais para curar diversos problemas de saúde, como resfriados e principalmente catarata.

Povos Nativos Criando Abelhas sem Ferrão
Povos Nativos Criando Abelhas sem Ferrão

Atividade Sustentável

A meliponicultura tem uma participação muito importante no desenvolvimento econômico, social e ambiental nas regiões onde a atividade é desenvolvida. A meliponicultura é considerada uma atividade relativamente fácil de ser desenvolvida pelo fato de não ser necessário cuidados intensivos e por não necessitar um grande investimento na construção de um meliponário.

Os meliponários podem ser construídos tanto em áreas rurais quando em áreas urbanas. De preferência perto de locais onde hajam floradas.

O que é Meliponicultura - Meliponário
O que é Meliponicultura – Meliponário

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é meliponicultura, leia mais sessões deste site e veja o quão prazeroso é cultivas as abelhas sem ferrão e se possível, em breve, você poderá estar criando suas primeiras colônias de abelhas sem ferrão.