A extinção das abelhas

A extinção das abelhas causaria problemas incalculáveis para o equilíbrio do planeta terra. As abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 70% de todas as plantas que utilizamos como alimento, impactando assim em 90% da produção de comida do planeta.

A importância das Abelhas - Polinização
A importância das Abelhas – Polinização

A extinção das abelhas está cada vez mais próxima. Um estudo da Universidade de São Paulo, USP, mostra que a população de abelhas e outros polinizadores diminua 13% até 2050 no Brasil. No Reino Unido, a atual quantidade de abelhas é apenas 25% do necessário para a total polinização das culturas do país.

Alem do nosso alimento, a extinção das abelhas causaria um enorme impacto nas florestas, pois são elas responsáveis por 90% da polinização e reprodução da vegetação silvestre.

A culpa é de quem?

A pergunta que fica é, de quem é a culpa para a extinção das abelhas? A resposta é simples, nós Humanos.

Infelizmente somos os culpados pelo declínio na quantidade de abelhas em nosso planeta. E este problema é oriundo principalmente de duas ações que cometemos: Desmatamento e Agrotóxicos.

Desmatamento

O desmatamento já está em nosso DNA. A expansão de zonas urbanas ao longo do tempo vem contribuindo com o desaparecimento de matas nativas importantíssimas para a sobrevivência das abelhas.

Concordamos que a expansão das zonas urbanas é, de certa forma, “necessária”. Mas com pequenas ações podemos diminuir muito o impacto causado por ela. Quem não conhece uma casa que não possui nenhuma árvore? E nossas calçadas? as árvores estão desaparecendo até das nossas calçadas…

Se cada casa na zona urbana tivesse pelo menos uma mísera árvore plantada no seu pátio ou em sua calçada, faria muita diferença no combate a extinção das abelhas.

Desmatamento no Brasil

Agrotóxicos

Os agrotóxicos são um dos grandes responsáveis pela extinção das abelhas em nosso planeta. Estes produtos aplicados de forma incorreta potencializam o extermínio e provável extinção das abelhas.

A aplicação incorreta destes defensivos químicos vem causando muitos prejuízos as abelhas e este é o grande problema da utilização do agrotóxico.

Sabemos que para a agricultura sustentar a demanda mundial, se faz necessário o uso destes produtos. Realmente seria muito difícil abastecer todo o planeta sem utilizar estes produtos.

Mas mais uma vez a culpa é nossa, que estamos utilizando os defensivos de forma incorreta. Deveríamos ter a consciência do mal que estamos fazendo ao planeta utilizando os agrotóxicos desta maneira.

Como impedimos a extinção das abelhas

Plante! Devemos ajudar com o reflorestamento da nossa área urbana. Se você não possui um espaço para plantar árvores, plante flores em vasos. O ato de plantar é simples e fará uma grande diferença logo mais adiante.

Caso você seja agricultor e necessite utilizar agrotóxicos, por favor, aplique de forma correta, nossas abelhas agradecem.

Você também pode criar abelhas em sua casa e ajudar na repovoamento de abelhas em nosso meio ambiente. Para mais informações de como criar abelhas em casa, acesse nosso artigo sobre Meliponicultura.

Assim, se todos colaborarmos um pouquinho, podemos evitar a extinção das abelhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.