Abelhas brasileiras

Abelhas brasileiras são as abelhas nativas do território brasileiro. Essas abelhas são popularmente conhecidas por abelhas nativas ou abelhas sem ferrão.

Meliponicultura Espécies de Abelhas Nativas
Meliponicultura Espécies de Abelhas Nativas

É estimado que existam 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo.

O brasil possui cerca de 2 mil espécies de abelhas nativas catalogadas, abelhas brasileiras, e a sua grande maioria são abelhas solitárias.

As abelhas brasileiras são responsáveis por 90% da polinização da vegetação silvestre do território brasileiro. Elas são as grandes responsáveis pela conservação e manutenção das florestas do país.

Dentre todas as espécies de abelhas brasileiras, existem algumas espécies que são abelhas sociais, ou seja, formam colônias com diversos indivíduos.

Essas abelhas brasileiras são as mais conhecidas e criadas por meliponicultores.

A criação das abelhas nativas tem alguns objetivos e os principais deles são: produção de mel, polinização agrícola e preservação da espécie.

Abelhas brasileiras – Espécies

Nossa publicação sobre as espécies de abelhas nativas cita as principais espécies encontradas em cada estado brasileiro. Algumas espécies são encontradas de Norte a Sul no país enquanto que outras espécies são encontradas em locais específicos.

Meliponicultura

A meliponicultura é a atividade de criação racional das abelhas nativas sem ferrão. Com objetivos tanto econômicos quanto de preservação, a atividade possui uma enorme importância para o nosso ecossistema.

Como mencionado anteriormente, as abelhas nativas são responsáveis por 90% da polinização da vegetação silvestre do país e também responsável pela polinização de 70% da cultura agrícola. Ou seja, 70% do que nos alimenta é graças a polinização das abelhas nativas.

O mel produzido pelas abelhas nativas além de ser muito saboroso, tem propriedades medicinais e um valor econômico muito atraente.

Como criar abelhas nativas

Se você se interessou pela criação de abelhas nativas sem ferrão, recomendamos ler nosso artigo sobre como começar a criação de abelhas nativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.