Boas práticas de manipulação do mel – Veja alguns cuidados de manipulação que devem ser adotados em todas as etapas de produção do mel.
Boas práticas de manipulação do mel – Tendo em vista que o mel é um alimento, é importante que todas as etapas de sua produção levem em consideração que os principais fatores que motivam o seu consumo são a nutrição e o prazer de saboreá-lo.
Sendo assim, o meliponicultor que preza pelo bem estar de seus consumidores deve estar sempre atento ao compromisso de produzir mel de qualidade.
Entre os principais quesitos para conquistar este objetivo, estão o cuidado e a higiene no dia-a-dia de trabalho.
A seguir, serão apresentados alguns cuidados de manipulação que devem ser adotados em todas as etapas de produção, desde o manejo das caixas até o beneficiamento do mel:
Localização do meliponário: – Boas práticas de manipulação do mel
Evitar instalar os meliponários em áreas poluídas, próximas a depósitos de lixo, criadouros de animais e regiões de agricultura intensiva, onde o uso de adubos químicos e agrotóxicos é realizado de forma abusiva;
Equipamentos: – Boas práticas de manipulação do mel
Utilizar equipamentos confeccionados com materiais de fácil higienização, como aço inox, vidro e plásticos atóxicos. Sempre lavar os equipamentos antes e depois do uso;
Água:
Utilizar água limpa, de procedência conhecida, sempre que ela for necessária;
Higienização:
Todos os equipamentos e materiais diretamente envolvidos na manipulação do mel (equipamentos de coleta e beneficiamento, recipientes de armazenamento, envases, etc.) devem ser higienizados antes do uso.
Para tanto, é recomendado lavá-los em água limpa e abundante com sabões sem cheiro, como sabão de coco ou detergente neutro.
Reservar esponjas específicas para estes materiais, e nunca utilizar palha de aço. Sempre que possível, fervê-los ou
enxaguá-los com água fervente;
Cuidados pessoais:
Tomar banho antes das atividades. Sempre lavar as mãos e manter as unhas cortadas e escovadas. Pessoas com enfermidades potencialmente transmissíveis devem evitar trabalhar diretamente com o mel;
Acessórios: – Boas práticas de manipulação do mel
Para a manipulação do mel (coleta ou beneficiamento), é recomendado o uso de touca e máscara (encontradas em farmácias ou lojas de equipamentos cirúrgicos) e roupas limpas, preferencialmente avental.
fonte: Manual Tecnológico Mel de Abelhas sem Ferrão